Política

Lira comemora anulação de provas em inquérito dos Kits de Robótica

A anulação das provas não significa o trancamento das investigações contra Lira

Por 7 segundos 11/08/2023 10h10 - Atualizado em 11/08/2023 11h11
Lira comemora anulação de provas em inquérito dos Kits de Robótica
Lira comemora anulação pelo STF de provas colhidas durante Operação Hefesto - Foto: Assessoria

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), expôs seu contentamento nas redes sociais, devido à anulação de provas que o liga ao caso dos kits de robótica. Lira diz que passou dias sendo exposto e injustiçado.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu anular, nesta quinta-feira (10), provas colhidas na Operação Hefesto, que apurou fraudes na compra de kits de robótica por 43 prefeituras de Alagoas.

A decisão do ministro do STF se dá após análise do mérito do caso, seguindo parecer da PGR e um novo pedido feito pela defesa de Lira.

“O Supremo Tribunal Federal, atendendo a recomendação da PGR, anulou uma investigação que tinha como único objetivo me atingir. Passei dias sendo exposto e injustiçado, mas sempre confiei plenamente no Poder Judiciário, um pilar fundamental na garantia dos direitos do cidadão”, escreveu Lira.




A anulação das provas não significa o trancamento da investigação contra Lira. O eventual enterro das apurações será discutido dentro do próprio inquérito, que hoje tramita no gabinete de Gilmar Mendes. A investigação tramitava na Justiça Federal de Alagoas, mas acabou remetida à Corte máxima.

A Operação investiga suposto direcionamento e superfaturamento de contratos para a compra de equipamentos de robótica para escolas públicas, custeados com recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). As fraudes teriam ocorrido entre 2019 e 2022.