Maceió

Rodrigo Cunha vai pedir resultado de novos estudos sobre afundamento do solo

Segundo o senador, a meta é obter novos dados e corrigir distorções que se apresentaram ao longo do processo de remoção

Por 7Segundos com Assessoria 15/08/2023 16h04 - Atualizado em 15/08/2023 16h04
Rodrigo Cunha vai pedir resultado de novos estudos sobre afundamento do solo
Rodrigo Cunha vai pedir resultado de novos estudos da CPRM sobre afundamento do solo do Pinheiro e região - Foto: Assessoria

O senador Rodrigo Cunha (Podemos) anunciou que vai solicitar à CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), empresa vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), a apresentação do resultado de novos estudos sobre o afundamento do solo dos bairros do Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto. De acordo com o senador, a meta é obter novos dados e corrigir distorções que se apresentaram ao longo do processo de remoção e de reparação às vítimas do desastre ambiental que afetou os bairros.

“O fato é que ainda hoje persistem desequilíbrios nas questões referentes à indenização e reparação econômico e financeira às famílias, comerciantes e empresários da região. Há situações em que as casas e imóveis de um lado da rua foram evacuados e seus donos foram indenizados. Já na mesma rua, o outro lado não foi nem esvaziado, nem foi alvo de reparação financeira alguma. Ou seja, o processo de reparação avançou, mas está longe de ter chegado à totalidade e longe de ser ideal”, disse o senador.

Cunha reuniu-se com representantes de moradores e empreendedores dos bairros na segunda-feira (15). Foi o trabalho de Rodrigo Cunha o responsável por desvendar os culpados pelo afundamento dos bairros, inclusive com a CPRM a investigando o caso e culminando em uma ampla audiência pública realizada em Brasília ainda em 2019. A audiência acelerou o processo de responsabilização da Braskem e de pagamento de indenizações às famílias e empresários. “Embora ainda existam sérias questões a serem ajustadas, famílias e empresários que não entraram em acordo e não receberam o que têm direito e ainda haja muito transtorno a todos causados pela ação da mineradora em Maceió”, destacou o parlamentar.

Durante o encontro, Cunha também recebeu pedidos para realizar a ponte entre solicitações dos moradores e empresários e a Prefeitura de Maceió, por meio da aplicação dos R$ 1,7 bilhão que o município vai receber da Braskem via FAM (Fundo de Amparo aos Moradores). “Vamos realizar esta interlocução junto ao prefeito JHC e vamos atuar para que os pleitos de todos possam ser atendidos. Tenho certeza de que a prefeitura de Maceió atuará com foco e com responsabilidade em minimizar os impactos deste desastre, bem executando os recursos do FAM”, concluiu Rodrigo.