Banco Nacional de Perfis Balísticos é tema de palestra entre as Polícias Científica e Civil de Alagoas
Além dos delegados, o evento contou com a participação de escrivães e agentes da Polícia Civil
Integrantes do Instituto de Criminalística de Alagoas ministraram uma palestra nesta quarta-feira (16) sobre o Banco Nacional de Perfis Balístico para delegados da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). No evento foram apresentadas sugestões para o aprimoramento do trabalho realizado em conjunto entre a especializada e a Polícia Científica.
A palestra aconteceu a pedido da coordenadora da DHPP, delegada Tacyane Ribeiro, que participou de um workshop realizado no IC, em maio deste ano. Ao perceber a evolução da perícia criminal no estado, a delegada fez o convite para esse momento da troca de experiências entre as polícias.
Além dos delegados, o evento contou com a participação de escrivães e agentes da Polícia Civil. A palestra foi ministrada pelo perito criminal Paulo Rogério.
Na ocasião, foi realizada uma apresentação sobre o Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab), parte integrante do Banco Nacional de Perfis Balísticos, para mostrar como ele funciona, as possibilidades em que ele pode contribuir com as investigações, fazendo correlações entre locais de crime e cadáveres e identificação de armas de fogos.
“Mostramos a potencialidade dessa ferramenta do banco de dados e salientamos que é algo que ainda está em construção, pois há a necessidade de entendimento dessa nova ferramenta, para que a gente possa oferecer não apenas para a delegacia, mas para a sociedade, uma prova pericial na área de balística forense bem mais substanciada”, afirmou Paulo Rogério.