Maceió celebra importância do Dia do Folclore ao homenagear mestres de folguedos
Data remete ao resgate das histórias, lendas, danças, música, artesanato, culinária e costumes passados de geração em geração
A capital alagoana se prepara para celebrar, nesta terça-feira (22), o Dia do Folclore, data que destaca a importância de valorizar e preservar as manifestações culturais tradicionais do País. A celebração remete ao resgate das histórias, lendas, danças, música, artesanato, culinária e costumes passados de geração em geração.
O folclore é uma importante expressão da identidade de um povo, revelando sua diversidade cultural e riqueza histórica, além de reforçar seu compromisso em manter viva a herança cultural dos maceioenses.
Além disso, a música é um elemento importante para representar as tradições culturais de Maceió. O frevo, o forró e as composições de mestres da cultura popular alagoana têm o poder de emocionar e envolver o público.
O Dia do Folclore é uma oportunidade para valorizar esses artistas e promover espaços de apresentação e preservação dessa riqueza musical.
De acordo com o secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa de Maceió (Semce), Dr. Cleber, o folclore tem um papel fundamental na construção da identidade de um povo. Em Maceió, a data é uma oportunidade para resgatar e valorizar as tradições locais, que estão intrinsecamente ligadas à história e à cultura.
“As festas populares são grandes destaques em Maceió. O Carnaval e as festas juninas são momentos em que a cidade se transforma em um verdadeiro palco de celebração da cultura popular. Durante o Dia do Folclore, a população é convidada a relembrar essas festividades e a participar de manifestações artísticas que também representam a identidade cultural do povo maceioense”, ressaltou o secretário, que ainda destacou a importância da valorização e do resgate da cultura.
As danças como o xaxado, coco, ciranda e maracatu, por exemplo, ganham destaque durante as celebrações, proporcionando momentos de alegria e encantamento para a população.
“Celebrar o Dia do Folclore em Maceió é uma oportunidade para resgatar, valorizar e preservar as manifestações culturais tradicionais da cidade. Por meio da música, danças e festas populares, a população reafirma sua identidade cultural e mantém viva a herança deixada por seus antepassados. Nesse dia especial, Maceió mostra ao mundo a sua riqueza folclórica, convidando a todos a celebrarem a diversidade cultural e a história que se encontra presente em cada manifestação na região”, finalizou.
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
