Operação Línguas Sujas autua BRK por infração ambiental na Ponta Verde
Fiscalização confirmou a responsabilidade da concessionária por meio de testes com pigmentos

A equipe da Operação Línguas Sujas, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), autuou na manhã desta quinta-feira (24), a BRK Ambiental por transbordamento da rede esgoto na orla urbana de Maceió.
Os técnicos flagraram durante a fiscalização, que a caixa de passagem estava lançando águas de esgoto na rede de drenagem das águas pluviais. Foram realizados testes com pigmentos para comprovar a responsabilidade da concessionária e dar seguimento aos trâmites legais, como aplicação de multa e a exigência da imediata limpeza da rede.
A BRK Ambiental foi autuada com base na Lei Municipal Nº 4.548/96, no artigo 113, que proíbe o lançamento de esgoto, mesmo que tratado, nas praias ou redes de águas pluviais.
O coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, explicou que o esgoto transbordado estava sendo direcionado para a sarjeta e consequentemente sendo captado pelo sistema de drenagem, através das bocas de lobo e sendo jogado no mar.

A empresa tem cinco dias a partir do recebimento da notificação para apresentar a defesa ao órgão.
“O despejo inadequado de esgoto e a falta de manutenção nos dispositivos de tratamento impactam negativamente o ecossistema e os serviços de esgotamento sanitário. Nossas equipes estão determinadas a garantir que as normas ambientais sejam rigorosamente cumpridas e a tomar medidas necessárias para responsabilizar aqueles que ameaçam a integridade do nosso meio ambiente” afirmou o secretário do Meio Ambiente e Urbanismo, Marcos Cavalcanti.
Como denunciar?
A população pode denunciar infrações ambientais, ao entrar em contato através do número (82) 3312-5242 ou enviando um e-mail para: [email protected]. A colaboração da sociedade é essencial para a proteção do meio ambiente.
A BRK emitiu a seguinte nota:
A BRK esclarece que não houve lançamento de esgoto pela concessionária no local indicado pela Prefeitura de Maceió. A situação foi identificada como uma obstrução na caixa de inspeção que recebe esgoto de um estabelecimento próximo, devido ao acúmulo de gordura causado pelo descarte inadequado de óleo de cozinha. A desobstrução foi programada e concluída dentro do prazo pelas equipes técnicas.
A BRK ressalta a importância do descarte adequado do óleo de cozinha em pontos de coleta para reciclagem. Quando despejado na pia, o óleo adere às paredes do tubo e se solidifica, formando as chamadas "pedras de gordura" e causando transtornos ao sistema de esgoto.
A empresa reforça que a população deve registrar as ocorrências pelo 0800 771 0001, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, para que cheguem ao conhecimento da concessionária e sejam incluídas automaticamente na escala de atendimento das equipes operacionais para as devidas tratativas.
Últimas notícias

Mega-Sena, concurso 2912: prêmio acumula e vai a R$ 55 milhões

Trabalhador pode ser monitorado em home office? Veja o que diz a lei

Homem é morto a tiros no meio da rua em plena luz do dia no Vergel do Lago, em Maceió

Fux é o terceiro a votar em nova sessão de julgamento de Bolsonaro

Homem agride esposa, ameaça vizinha com facão e acaba ferido no Agreste de AL

Apple lança fones de ouvido com tradução simultânea via IA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
