Decisão do STF faz com que Alagoas perca cadeiras na Câmara Federal e na ALE
Os ministros decidiram que os congressistas terão até o 1º semestre de 2025 para aprovar a redistribuição de cadeiras
O Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, nesta sexta-feira (25), fixar prazo para o congresso aprovar lei que atualize a quantidade de deputados por estado, levando em consideração o último Censo. Alagoas irá perder cadeiras na bancada federal e na Assembleia Legislativa.
A decisão dos ministros foi por unanimidade e acompanhou o voto do relator, Luiz Fux, que propôs estabelecer que os congressistas devem aprovar lei sobre o tema até 30 de junho de 2025.
De acordo com o relator, o cálculo para atualizar o tamanho das bancadas estaduais na Câmara deverá levar em conta o número máximo de 513 deputados e os dados do último Censo realizado pelo IBGE, em 2022.
Levantamento aponta que 14 estados podem sofrer variações no número de parlamentares na Câmara dos Deputados e em suas Assembleias Legislativas Estaduais.
O Estado de Alagoas, que conta atualmente com nove deputados federais, com a atualização, passará a ter oito integrantes na bancada. Já na Assembleia Legislativa, o número de deputados estaduais deve cair de 27 para 24 integrantes.
O tamanho de cada Assembleia deve ser calculado pelo triplo da representação do estado na Câmara. Caso ultrapasse o número de 36, o tamanho será a soma de 36 mais o excedente da subtração entre a bancada na Câmara e o número 12.
A Corte analisou ação apresentada pelo governo do Pará. O estado afirma que uma lei de 1993 estabelece os limites mínimo e máximo para o número de deputados, mas não detalha a representação de cada estado.
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
