Fiscalização integrada autua BRK por lançamento irregular de esgoto no Riacho Salgadinho
Equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Infraestrutura realizam juntas a Operação Línguas Sujas
Uma ação de fiscalização da Operação Línguas Sujas, da Prefeitura de Maceió, flagrou nesta segunda-feira (28), o despejo irregular de esgoto da BRK Ambiental no Riacho Salgadinho. A concessionária foi autuada e notificada.
No momento da inspeção, os técnicos realizaram testes com pigmentos para comprovar o crime ambiental e posterior aplicação da penalidade.
A infração vai na contramão do que diz a Lei Municipal Nº 4.548/96 que, em seu artigo 113, diz que é “proibido o lançamento de esgoto, mesmo tratado, nas praias ou na rede de águas pluviais” e por esse motivo, a empresa terá cinco dias para apresentação da defesa na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo(Semurb).
Marcos Cavalcanti, secretário do Meio Ambiente e Urbanismo, reforça a importância dessas fiscalizações, que são constantes e abrangem toda a capital, assegurando a aplicação dos princípios do Código Municipal de Meio Ambiente.
"A Semurb mantém sua dedicação à tarefa de fiscalização, autuando sempre que identifica os responsáveis, por ligações clandestinas, como ocorreu hoje. Infelizmente, as ações da Operação Línguas Sujas estão constatando que uma das maiores poluidoras de Maceió é a empresa encarregada do fornecimento de água e saneamento básico para a cidade", afirmou o secretário.
De acordo com o coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, o flagrante só foi possível graças ao trabalho de inspeção realizado, que identificou uma ruptura na rede de esgoto, causando extravasamento e posterior lançamento no sistema de drenagem por baixo do pavimento.
"As equipes detectaram um grande volume de despejo no Riacho Salgadinho e a partir desse ponto, iniciamos a investigação e confirmamos a irregularidade por parte da BRK", explicou Rodas.
Como denunciar?
A população pode denunciar casos de vazamento de esgoto, ligações clandestinas ou águas contaminadas pelo número (82) 3312 5242, de segunda a sexta, das 9h às 14h.
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
