Justiça

Índice de produtividade da Justiça cai mais de 40% em Alagoas

No ano anterior, o Estado havia concluído todos os processos que tramitaram pelo TJ

Por 7Segundos 29/08/2023 15h03
Índice de produtividade da Justiça cai mais de 40% em Alagoas
Tribunal de Justiça de Alagoas - Foto: Ascom / TJAL

Alagoas registrou uma queda de 42% no Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-JUS) em 2022, na comparação com o ano passado, quando o Poder Judiciário do Estado concluiu todos os 4.309 processos que tramitaram pelo Tribunal de Justiça (TJ-AL).

Os dados são do levantamento “Justiça em números 2023”, um estudo realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de divulgar, de maneira transparente, os dados gerais de atuação do Poder Judiciário. A pesquisa leva em consideração nível de desempenho, de informatização, de produtividade, entre outros.

No ano passado, o IPC-JUS do Estado foi de 58%, com a conclusão de 3.138 dos 3.868 processos que foram registrados no período. Mesmo assim, o TJ-AL obteve o maior Índice de Produtividade dos Magistrados (IPM), o maior Índice de Produtividade dos Servidores da Área Judiciária (IPS-JUD) e a segunda menor taxa de congestionamento líquida da Justiça Estadual.

Entretanto, o relatório lista um contraponto em relação aos números positivos contabilizados em Alagoas. “Esses ótimos resultados são reflexo da quantidade considerável de processos de execução fiscal baixadas no ano de 2022. Desconsiderando as execuções fiscais, a taxa de congestionamento líquida do TJAL passa de 48% para 71%”, consta no documento.