Diretores do Iteral foram foram convocados para prestar esclarecimentos na CPI do MST
CPI alerta para possibilidade de desvio de recursos públicos no Estado
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) deu mais um passo firme em sua busca pela verdade ao aprovar, nesta semana, a convocação para depoimento do diretor-presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Messias Silva, e do então gerente executivo administrativo do mesmo órgão, José Rodrigo Marques Quaresma.
O requerimento para essa ação incisiva foi apresentado pelo deputado Delegado Fabio Costa (PP-AL), que ressalta a importância de esclarecer se houve utilização de recursos públicos para financiar atividades do MST e os vínculos dos manifestantes com o Estado.
O parlamentar explica que a intenção dessa investigação é destacar o uso indevido de recursos públicos para fomentar as atividades criminosas no campo, que têm causado intranquilidade e insegurança no meio rural. "Não podemos permitir que recursos destinados ao desenvolvimento e ao bem-estar da sociedade sejam canalizados para práticas ilícitas que prejudicam a ordem e a segurança em nosso país", enfatiza Fabio Costa.
A diligência da CPI em Alagoas, realizada no último dia 11, expôs a aparente utilização de recursos públicos para sustentar as ações do MST. A investigação revelou que o Instituto de Terras de Alagoas (Iteral) teria disponibilizado recursos para pagamento de alimentação, lonas e até aluguel de ônibus para os manifestantes.
Uma das constatações mais preocupantes foi a destinação de aproximadamente R$ 6 milhões a uma única empresa de transporte, sem o devido processo licitatório. Essa revelação reforça as suspeitas de desvio de recursos públicos que deveriam ser empregados para finalidades legítimas, e suscita debates sobre a possível responsabilização dos gestores estaduais pelo uso impróprio de dinheiro público.
Últimas notícias
Presos provisórios e adolescentes em unidades socioeducativas votam em Alagoas
Homem é encontrado morto a tiros em área de vegetação no Benedito Bentes
DMTT destrói cones utilizados para reserva ilegal de espaço público em Maceió
Justiça revoga prisão de namorado de estudante encontrada morta em condomínio
Justiça proíbe Câmara de Palmeira dos Índios de fazer novas contratações sem concurso
Banco do Brasil fará pagamentos via Pix a mesários nas eleições 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
