Diretores do Iteral foram foram convocados para prestar esclarecimentos na CPI do MST
CPI alerta para possibilidade de desvio de recursos públicos no Estado
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) deu mais um passo firme em sua busca pela verdade ao aprovar, nesta semana, a convocação para depoimento do diretor-presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Messias Silva, e do então gerente executivo administrativo do mesmo órgão, José Rodrigo Marques Quaresma.
O requerimento para essa ação incisiva foi apresentado pelo deputado Delegado Fabio Costa (PP-AL), que ressalta a importância de esclarecer se houve utilização de recursos públicos para financiar atividades do MST e os vínculos dos manifestantes com o Estado.
O parlamentar explica que a intenção dessa investigação é destacar o uso indevido de recursos públicos para fomentar as atividades criminosas no campo, que têm causado intranquilidade e insegurança no meio rural. "Não podemos permitir que recursos destinados ao desenvolvimento e ao bem-estar da sociedade sejam canalizados para práticas ilícitas que prejudicam a ordem e a segurança em nosso país", enfatiza Fabio Costa.
A diligência da CPI em Alagoas, realizada no último dia 11, expôs a aparente utilização de recursos públicos para sustentar as ações do MST. A investigação revelou que o Instituto de Terras de Alagoas (Iteral) teria disponibilizado recursos para pagamento de alimentação, lonas e até aluguel de ônibus para os manifestantes.
Uma das constatações mais preocupantes foi a destinação de aproximadamente R$ 6 milhões a uma única empresa de transporte, sem o devido processo licitatório. Essa revelação reforça as suspeitas de desvio de recursos públicos que deveriam ser empregados para finalidades legítimas, e suscita debates sobre a possível responsabilização dos gestores estaduais pelo uso impróprio de dinheiro público.
Últimas notícias
Samu atende 65 casos de choque elétricos em 2025, e dá dicas de prevenção
Abrasel participa da Feira dos Municípios 2026 com cardápio diversificado
Alagoana disputa vaga no BBB 26 pela Casa de Vidro instalada no Nordeste
Prefeitura de Girau do Ponciano garante melhorias e fortalece a economia local com a tradicional Feira Livre
Prefeitura divulga Calendário Escolar de 2026 nas unidades da rede pública
Família de jovem internado com risco de paraplegia pede ajuda para custear despesas em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
