Urna eletrônica não exibe mensagem 'Confirma o seu voto', esclarece TRE
Eleitor não precisa esperar essa frase para apertar a tecla verde
Circula nas redes sociais uma informação falsa de que a urna eletrônica exibiria a mensagem “Confirma o seu voto” antes de liberar a tecla verde para concluir a votação. O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) esclarece que a afirmação não procede.
Desde as Eleições 2022, a urna eletrônica conta com um recurso que amplia o tempo para a conferência do voto. Depois que a pessoa digita o número da candidata ou do candidato, a mensagem “Confira seu voto” aparece no rodapé da tela por um segundo antes de a tecla verde “Confirma” ser liberada.
A medida foi adotada para estimular eleitoras e eleitores a verificarem com atenção os dados apresentados na tela antes de concluir o voto.
É importante não confundir: a mensagem exibida é “Confira seu voto”, e não “Confirma o seu voto”, como alegam as publicações falsas.
Enquanto a mensagem “Confira seu voto” estiver piscando, a orientação é aguardar e conferir as informações apresentadas na tela. Durante esse breve intervalo, a tecla “Confirma” fica temporariamente inativa.
Passado esse período, a pessoa pode apertar normalmente a tecla verde para registrar sua escolha.
E se o eleitor apertar a tecla “Confirma”?
O voto não será anulado nem perdido. Se a tecla “Confirma” for pressionada durante o segundo reservado à conferência, ela simplesmente não produzirá efeito naquele momento. Depois que o período terminar, basta apertar novamente a tecla verde para concluir o voto.
Portanto, também é falsa a afirmação de que a pessoa corre o risco de ter o voto cancelado por pressionar a tecla antes da hora.
A Justiça Eleitoral (JE) disponibiliza orientações e demonstrações sobre o funcionamento da urna eletrônica para que eleitoras e eleitores possam conhecer, antes do dia da eleição, todas as etapas da votação. O passo a passo permite verificar que a frase “Confirma o seu voto”, citada nas publicações enganosas, não faz parte do procedimento.
Não se engane: não é necessário esperar pela mensagem “Confirma o seu voto” para registrar sua escolha, porque essa frase não aparece na urna eletrônica. Durante a votação, confira os dados apresentados na tela e, quando a tecla estiver liberada, pressione “Confirma” para concluir o voto.
Antes de compartilhar mensagens sobre as eleições, consulte os canais oficiais da Justiça Eleitoral. Informação correta também protege o seu voto e a democracia.
Veja também
Últimas notícias
Defesa Civil inicia etapa que vai definir intervenções para áreas de risco de Maceió
Acusado de matar criança em Branquinha é condenado a 22 anos de prisão
Urna eletrônica não exibe mensagem 'Confirma o seu voto', esclarece TRE
UniGrande expande atuação em Alagoas e fortalece presença no interior
Polícia identifica suspeitos de matar idosa de 67 anos no Santos Dumont
“Tribunal do crime” pode ter decidido morte de adolescente de 15 anos
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
