De autoria de Leonardo Dias, lei que fomenta cultura popular é aprovada pela Câmara de Maceió

A Câmara Municipal de Maceió (CMM) aprovou, nesta quarta-feira (6) - em primeira e segunda discussões - o Projeto de Lei de autoria do vereador Leonardo Dias (PL) que autoriza a apresentação de artistas de rua sem autorizações prévias.
A lei foi construída após pedido de representantes da classe artística maceioense ao vereador. Batizada com o nome de Edmilson Mendes - conhecido como "Cego do Centro", o objetivo da legislação é fomentar a cultura popular em Maceió.
O projeto aprovado prevê que artistas de rua cadastrados junto à Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) possam se apresentar em espaços públicos desde que não cobrem ingressos prévios e que a aglomeração não ultrapasse os 50 espectadores simultaneamente. A legislação prevê que as arrecadações sejam realizadas apenas através de doações, a não utilização de equipamentos sonoros que causem perturbação do sossego e que não haja bloqueio ao passeio público.
Dias entende que a nova lei deverá ser importante para o desenvolvimento cultural em Maceió. “O projeto ainda busca evitar a burocratização excessiva da atividade e estabelecer parâmetros comuns para os artistas de rua, a fim de garantir a segurança e o bem-estar da população, bem como do próprio artista”, explicou o vereador.
Após aprovada pela CMM, a matéria será enviada para apreciação do Poder Executivo. Dias comemorou a aprovação do projeto de sua autoria e reforçou seu compromisso com a apresentação de leis que fomentem a cultura maceioense e alagoana. Em 2021, a Câmara aprovou a legislação – de autoria de Leonardo – que destina 50% dos valores investidos em eventos promovidos pela Prefeitura de Maceió aos artistas locais.
Veja também
Últimas notícias

Sesau assegura a transferência de mais um bebê cardiopata para realizar cirurgia em Recife

Mulher fica ferida ao ser atingida com capacete por companheira na Santa Lúcia

Programa de planejamento reprodutivo do Cria já inseriu mais de 1.350 DIUs em Alagoas

Ataque russo com drones em hospital militar e prédios deixa dois mortos e 30 feridos na Ucrânia

Corpo de jovem de 22 anos com marcas de tiros é encontrado por trás de shopping em Maceió

Homem é agredido por populares após ferir esposa com arma branca na Ponta Grossa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
