De autoria de Leonardo Dias, lei que fomenta cultura popular é aprovada pela Câmara de Maceió
A Câmara Municipal de Maceió (CMM) aprovou, nesta quarta-feira (6) - em primeira e segunda discussões - o Projeto de Lei de autoria do vereador Leonardo Dias (PL) que autoriza a apresentação de artistas de rua sem autorizações prévias.
A lei foi construída após pedido de representantes da classe artística maceioense ao vereador. Batizada com o nome de Edmilson Mendes - conhecido como "Cego do Centro", o objetivo da legislação é fomentar a cultura popular em Maceió.
O projeto aprovado prevê que artistas de rua cadastrados junto à Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) possam se apresentar em espaços públicos desde que não cobrem ingressos prévios e que a aglomeração não ultrapasse os 50 espectadores simultaneamente. A legislação prevê que as arrecadações sejam realizadas apenas através de doações, a não utilização de equipamentos sonoros que causem perturbação do sossego e que não haja bloqueio ao passeio público.
Dias entende que a nova lei deverá ser importante para o desenvolvimento cultural em Maceió. “O projeto ainda busca evitar a burocratização excessiva da atividade e estabelecer parâmetros comuns para os artistas de rua, a fim de garantir a segurança e o bem-estar da população, bem como do próprio artista”, explicou o vereador.
Após aprovada pela CMM, a matéria será enviada para apreciação do Poder Executivo. Dias comemorou a aprovação do projeto de sua autoria e reforçou seu compromisso com a apresentação de leis que fomentem a cultura maceioense e alagoana. Em 2021, a Câmara aprovou a legislação – de autoria de Leonardo – que destina 50% dos valores investidos em eventos promovidos pela Prefeitura de Maceió aos artistas locais.
Veja também
Últimas notícias
Presidente do Republicanos resiste a pressões e garante Davi Filho na briga pelo Senado
Renan Calheiros mira presidente da Câmara em investigações contra o banco de Vorcaro
Repasse milionário de Jairzinho Lira a ONG de Lagoa da Canoa é investigado pelo MPAL
Semana Nacional de Educação Financeira mobiliza estudantes da rede municipal em Lagoa da Canoa
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
CCJ retoma debate sobre redução da maioridade penal no Brasil
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
