Maceió tem a quarta menor taxa de desocupação entre as capitais do NE
Capital alagoana registrou queda no número na comparação entre os dois primeiros trimestres do ano
Dados do Painel PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, compilados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontaram que Maceió teve a quarta menor taxa de desocupação entre as capitais nordestinas, no segundo trimestre de 2023.
A capital alagoana teve 10,3%, com 53 mil pessoas desocupadas, no período avaliado. O número registrou queda frente ao primeiro trimestre do ano, quando foi registrada uma taxa de 12,1%, à época com 62 mil desocupados. Na região, Maceió ficou atrás apenas de Fortaleza (CE), com 8%; Teresina (PI), com 8,1%; e João Pessoa (PB), com 9,6%.
Na sequência aparecem Natal (RN), com 10,4%; São Luís (MA), com 12,1%; Aracaju (SE), com 12,4%; Salvador (BA), com 16%; e Recife (PE), com 16,3%.
Quando comparado com a mesma época em 2022, também é evidenciada uma redução. Ao final do segundo trimestre do ano passado, o município tinha uma taxa de 12%, com 63 mil pessoas desocupadas. O percentual se manteve no terceiro trimestre, caindo apenas ao final do quarto, quando chegou em 10,5%.
Aumento na ocupação, queda na CLT
Com isso, a quantidade de pessoas ocupadas em Maceió foi de 448 mil nos primeiros três meses do ano para 459 mil no último trimestre. Entretanto, mesmo com esse aumento, o número de empregados com carteira assinada no setor privado caiu no período, indo de 179 mil para 170 mil.