Defensoria Pública cobra plano de enfrentamento para possível surto de Meningite
Na manhã de hoje, a Sociedade Alagoana de Infectologia alertou as autoridades e a população alagoana sobre o surto de doença meningocócica em Maceió.
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) oficiou, nesta quarta-feira, 13, as Secretarias Municipais de Saúde de Maceió (SMS) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), requisitando que os entes públicos apresentem, em até 10 dias, um plano de enfrentamento para um possível surto de meningite no estado de Alagoas e mais especificamente no município de Maceió.
O pedido foi assinado pelo Defensor Público do Núcleo de Proteção Coletiva, Daniel Alcoforado, e pede que sejam detalhadas quais medidas já foram aplicadas e os prazos para a adoção de novas iniciativas que reduzam o risco de transmissão e garantam o tratamento adequado aos cidadãos.
Na manhã de hoje, a Sociedade Alagoana de Infectologia alertou as autoridades e a população alagoana sobre o surto de doença meningocócica (um tipo de meningite) em Maceió. Segundo boletim da Sesau, entre os meses de janeiro e junho deste ano, os casos da doença dobraram em Alagoas. No período, foram registrados 29 casos de meningite, 21 apenas na capital, e 5 mortes, um número superior ao registrado no mesmo período anterior, quando foram registrados 24 casos e 4 mortes, segundo a Sesau.
Em abril deste ano, a Defensoria Pública reuniu os atores da saúde pública alagoana para discutir a necessidade de criação de um protocolo de atendimento, diagnóstico e tratamento da meningite em Alagoas. Conforme o referido Defensor Público, os gestores informaram sobre o início de um estudo de novo fluxo de atendimento, inclusive com a escolha do Hospital Helvio Auto como porta aberta para novos casos; contudo, a situação apresentada no momento é mais grave, diante da possibilidade de um surto.
“As secretarias precisam definir e apontar quais medidas vão adotar para enfrentar a situação e tentar conter a disseminação da doença. Precisamos saber se farão campanhas de vacinação, se vão adquirir vacinas para os grupos ainda não atendidos pelo Programa Nacional, se vão aumentar leitos hospitalares, etc”, destaca o defensor."
Últimas notícias
Rafael Brito repudia falta de responsabilidade da Educação de Maceió com crianças autistas
Seprev promove conscientização sobre segurança no carnaval em Arapiraca
Prefeita Tia Júlia prestigia segundo dia da Jornada Pedagógica da Educação
Ação de fiscalização em Arapiraca visa ampliar oferta de água na região
Carnaval da inclusão anima Bloquinho do Lar São José em Penedo
São Sebastião realiza city tour para apresentar potenciais turísticos para agentes e empresários do setor
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
