Economia

Volume de vendas no comércio tem queda de -1,6% em julho no estado

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)

Por 7Segundos 15/09/2023 09h09
Volume de vendas no comércio tem queda de -1,6% em julho no estado
Comércio de Maceió - Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (15), o Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), e o comércio varejista em Alagoas caiu -1,6% em julho. 

Segundo dados da pesquisa, no mês anterior o índice de volume de vendas no comércio varejistas foi de 3,3% no estado. Em comparação, em julho do ano passado ocorreu uma queda de 1,5%. 

No Brasil, o mês de julho foi marcado por uma alta de 0,7%, após uma pequena alta de 0,1% em junho. Nos últimos 12 meses, o volume de vendas no comércio nacional acumula expansão de 1,6%. O setor de vendas com maior alta foi equipamentos e e matérial para escritório de informática e comuniação, com alta de 11,7%.

Os outros setores que se destacaram com altas foi o setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico, seguido do setor de Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, setor esse que representa quase 45% das vendas da pesquisa.

Quanto aos setores em queda, os que ficaram em evidência foram Tecidos, vestuário e calçados, com uma queda de 2,7%, em seguido do setor de Livros, jornais, revistas e papelaria com uma redução de 2,6%.