Artesãos alagoanos participam da 5ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura em Fortaleza
Evento reúne peças de 10 artistas apoiados pelo programa Alagoas Feita à Mão
O artesanato alagoano está presente na 5ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), que acontece em Fortaleza, no Ceará. Dez artistas alagoanos apoiados pelo programa Alagoas Feita à Mão estão expondo desde esta terça-feira (26) até o dia 01 de outubro.
A Fenacce reúne 1.500 artesãos de todos os estados e 320 expositores, como forma de celebrar os artistas, fomentar o mercado e a geração de renda dos artesãos brasileiros, bem como a valorização da cultura.
Representando Alagoas estão presentes os mestres Maria Leide, do Pontal de Coruripe; Adriana Gomes, do Pontal da Barra; Chico Cigano, de Batalha; Nena de Capela, de Capela; Adeildo Gomes, da Barra de Santo Antônio; Jasson, de Belo Monte; Enauro Luiz, de Maceió; Ateliê Boca do Vento, de Pão de Açúcar (Povoado Ilha do Ferro); Eliezio Agostinho, de Batalha; e Fulô. A (Grupo Colaborativo de Bordados, de Penedo).
De acordo com a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, o artesanato é um importante segmento da economia, e a cada ano a Fenacce tem expandido não só o incentivo aos artesãos, mas o empreendedorismo, preparando-os para o mercado internacional.
“O artesanato contribui para a economia de 67% dos municípios brasileiros, e movimenta cerca de R$ 50 bilhões ao ano. E o desenvolvimento dessa cadeia produtiva estimula a geração de emprego e renda, além do intercâmbio de conhecimentos, tornando-o atraente para o mercado externo”, pontuou a gestora.
Veja também
Últimas notícias
Filha é presa após ameaçar mãe para conseguir dinheiro para drogas em Arapiraca
Jovem morre após ser atingido por corda enquanto pilotava moto em Chã Preta
Seis crianças são vistas em objeto distante da areia na Praia do Sobral, em Maceió
Presidente Lula deve se reunir com setor produtivo após viagem para a COP
STF pode reduzir prisão de Bolsonaro a dois anos e quatro meses
Homem é preso após agredir companheira com chutes e puxões de cabelo em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
