Severino Angelino: "É necessário acompanhar de perto as demandas das crianças e adolescentes para garantir desenvolvimento saudável"
O psicanalista clínico, Severino Angelino, afirma que sua formação acadêmica em Psicanálise Clínica e Integrativa e sua experiência profissional na área da saúde, o tornam qualificado para exercer o cargo de conselheiro tutelar em Arapiraca.
Morador do bairro Massaranduba, o arapiraquense - que é o segundo participante da roda de entrevistas do 7Segundos com os candidatos que disputam a eleição para o Conselho Tutelar no próximo domingo, 1º de outubro - opina que além de proteger as crianças e adolescentes das violações de seus direitos, é necessário garantir suporte emocional, apoio educacional e escuta atenda às suas necessidades.
7SEGUNDOS: Qual a importância do Conselho Tutelar atualmente em Arapiraca?
SEVERINO ANGELINO: O conselheiro tutelar desempenha um papel fundamental na proteção dos direitos da criança e do adolescente em um município. Sua importância no contexto atual é de extrema relevância, pois contribui para a garantia de um ambiente saudável e seguro para as crianças e adolescentes. É de responsabilidades do conselheiro tutelar é zelar pelos direitos das crianças e adolescentes em situações de negligência, abuso ou violência. Esses profissionais atuam de forma preventiva e protetiva, atendendo denúncias, realizando visitas domiciliares e tomando as medidas necessárias para garantir a integridade física e psicológica das crianças.
7S: O que torna você qualificado para exercer a função de conselheiro tutelar?
SA:Possuo formação na área psicanalítica, o que me proporciona conhecimento teórico e prático sobre o desenvolvimento infantil e a importância dos cuidados emocionais na infância. Compreendo a importância de acompanhar de perto as demandas das crianças e adolescentes e promover estratégias para garantir seu desenvolvimento saudável. E tenho uma profunda dedicação ao bem-estar das crianças e adolescentes. Sou uma pessoa comprometida em fazer a diferença na vida desses indivíduos, oferecendo-lhes suporte emocional, apoio educacional e uma escuta atenta as suas necessidades. Estou disposto a me engajar ativamente nas atividades do Conselho Tutelar e a contribuir para a promoção da proteção integral dos direitos das crianças do município.
7S: Como avalia a atual estrutura dos Conselhos Tutelares de Arapiraca para que você, caso você seja eleito, possa exercer plenamente a sua função?
SA: É fundamental que os conselhos tutelares não só o de Arapiraca, mais os de todos os municípios, tenham uma estrutura adequada para que os conselheiros (as) possam exercer plenamente suas funções, que é proteger aqueles que mais precisam, que são nossas crianças e os nossos adolescentes.
7S: Na sua opinião qual será o seu principal desafio caso seja eleito?
SA: O principal desafio é lidar com casos de violência e abuso infantil de forma eficiente e sensível. Essas situações são extremamente delicadas e requer uma abordagem cuidadosa e diligente para garantir a segurança, sobretudo, o bem-estar das crianças envolvidas. Além disso, a falta de recursos e apoio adequados pode ser uma grande barreira na prestação de serviços eficazes às famílias em situação de risco e vulnerabilidade. Portanto, buscar parcerias, fortalecer a rede de proteção e lutar por melhores condições de trabalho, serão desafios importantes a serem enfrentados.
7S: Por que você quer ser conselheiro tutelar?
SA: Eu quero ser conselheiro tutelar porque acredito que é meu dever contribuir para o bemestar das crianças e adolescentes. Desde cedo, desenvolvi uma profunda empatia e preocupação com aqueles que são mais vulneráveis na sociedade, e reconheço que são as crianças e adolescentes que mais sofrem com situações de abuso, negligência e violência. Ser um conselheiro tutelar me permitirá estar mais próximo dessas situações, atuando de forma direta para proteger os direitos desses jovens e garantir que tenham acesso a uma vida digna, com mais oportunidades, atenção e uma educação de qualidade. Enfim, quero ser conselheiro tutelar para tornar a minha voz mais ativa na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, garantindo que eles tenham todas as oportunidades necessárias para se tornarem verdadeiros cidadãos donos dos seus próprios destinos.
Considerações finais
A eleição para os Conselhos Tutelares é de extrema importância para nossa comunidade. Os Conselhos desempenham um papel fundamental na defesa dos direitos da infância e da adolescência, atuando em situações de violência, negligência, abuso,
exploração e qualquer forma de violação dos direitos desses jovens. Além disto, ao votarmos nas eleições dos Conselhos Tutelares, estamos exercendo nosso direito democrático e contribuindo para a consolidação de uma sociedade mais justa e inclusiva. Importo-me com o bem-estar das crianças e dos adolescentes, e estamos dispostos a investir em pessoas que também compartilhem dessa preocupação. Portanto, peço seu voto consciente nessas eleições. Vote 13, vote SEVERINO ANGELINO. Juntos, vamos construir uma sociedade mais justa e protetora para todas e todos.
A rodada de entrevistas do Portal 7Segundos com os/as postulantes do Conselho Tutelar de Arapiraca prossegue até a sexta-feira, 29 de setembro, com os candidatos e candidatas que encaminharam até o domingo (24) o material solicitado pela reportagem. As respostas estão reproduzidas, na íntegra, como os participantes enviaram.