Diretor da Desenvolve, Dudu Brasil, fala sobre linha de crédito para o setor de Turismo
Na ocasião, Dudu Brasil falou sobre as últimas conquista da Agência de Fomento
Nesta quarta-feira (27), o diretor presidente da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), Eduardo Brasil Barreto, mais conhecido como Dudu Brasil, foi entrevistado no programa Na Mira da Notícia, na 96FM.
De acordo com Brasil, a Desenvolve é uma das 18 agências de fomento no Brasil, fazendo parte do Governo do Estado de Alagoas: "Ela está no mercado para oferecer um crédito mais barato, um crédito produtivo e orientado para o empreendedor, para o empresário alagoano. [...] A agência do fomento é diferente dos bancos tradicionais, ela tem formato um formato de crédito para pessoas mais humildes ou o cara que trabalha ali informal que às vezes não consegue um avalista, não consegue ter uma conta no banco que gere crédito para ele, então nós temos um formato com grupos de aval, onde um grupo de três a seis empreendedores informais eles podem pegar o crédito juntos da Desenvolve e uma avaliza a operação do outro".
O empreendedor informal, o MEI e o micro-empreendedor pode ter acesso a um crédito de até 21 mil reais nessa modalidade, podendo pagar até 24 meses e toda linha de crédito possui carência.
Sobre o turismo em Alagoas, o diretor-presidente comentou: "O turismo às vezes as pessoas pensam que o turismo é o hotel e a pousada né? Mas não, o turismo abrange 168 atividades e subtividades. Então ele vai pegar o transportador, a pessoa que transporta o passageiro, uma padaria que trabalha como lanchonete com alimentação, a empresa que trabalha com entretenimento fomenta também turismo. Você vê ali, você tá na orla é ou dentro da própria cidade, no Centro é o restaurante ele tem uma finalidade também ali de promover o turismo. Então, donos de bares, restaurantes, lanchonetes, churrasquinhos, eles estão habilitada a pegar esse crédito conosco".
A Linha de Crédito do Trabalhador do Turismo possui um prazo de pagamento do recurso liberado pela linha Crédito do Trabalhador de 21 meses de amortização e mais três de carência, somando um total de 24 meses, isento de IOF. São mais de 40 tipos de CNAE (Cadastro Nacional de Atividades Econômicas) ligados à atividade turística como Microempreendedor Individual (MEI).
Além disso, é necessário possuir certificado de operador de turismo do Cadastur, emitido pelo Ministério do Turismo (Mtur), e que esta certificação esteja dentro do prazo de validade. Serão dispensadas Certidões Negativas de Débito, e restrições junto ao Serasa poderão ser sanadas durante o processo de solicitação, não inviabilizando a concessão.
De acordo com o presidente da Desenvolve, Eduardo Brasil, o Crédito do Trabalhador do Turismo chega em um momento bastante oportuno, já que quem trabalha no segmento entra agora no período da baixa temporada. Além disso, o recurso apresenta juros abaixo do praticado pelo mercado, cumprindo, assim, a função social que compete à Desenvolve.
Para alcançar mais municípios, Dudu Brasil diz que: "As agências de fomento que existem no Brasil, elas não podem ter filial porque é uma vedação do Banco Central. Nós estamos firmando termos de cooperação, de parceria com os municípios. E aí os municípios através da sua sala do empreendedor, eles ficam autorizados pela Desenvolve a receber as propostas, os documentos dos empreendedores. Nós temos vários municípios que já assinaram esse termo e o município que não está com esse termo assinado, pode procurar a Desenvolve que ela está aberta para assinar com 100% dos Municípios".
Últimas notícias
Guilherme Lopes amplia base e recebe apoio de vereador de Quebrangulo
Estudantes alagoanos brilham em exposições de telas sobre Nise da Silveira no Cine Arte Pajuçara
Grupo de Capoeira Mandingueiros de Penedo celebra 18 anos de atividades
Programa “Esporte para Todos” é lançado com grande participação popular em Palmeira dos Índios
Ex-jogador Raí será palestrante durante Semana do MEI em Penedo
Soldado de Israel faz foto com cigarro na boca de Virgem Maria
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
