ALE aprova PL que veda divulgação de operações policiais por perfis pessoais nas redes sociais
Três deputados votaram contra o projeto de lei de Ronaldo Medeiros
A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) aprovou, nesta quarta-feira (27), o projeto de lei (PL) que veda o uso de imagens de investigação e operações policiais para fins de divulgação em redes sociais por agentes de segurança pública.
O texto foi aprovado com os votos contrários de Cabo Bebeto (PL), Mesaque Padilha (União), Fernando Pereira (PP) e Delegado Leonam (União).
O projeto é de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT) e propõe que fica vedada, também, a exibição de armas, equipamentos, fardamentos e táticas utilizadas pela corporação, ou outras exibições que exponham o interior das instalações físicas ou viaturas do órgão de segurança pública.
“Esta lei se aplica ao conteúdo compartilhado em perfis pessoais de redes sociais e aplicativos mensageiros, e abrange a criação, edição, postagem ou compartilhamento de conteúdos em vídeos, imagens, áudios, textos, mensagens e links. Também é vedada ao agente a monetização ou impulsionamento de conteúdo que possua siglas, brasões e demais referências ao órgão de segurança pública que integra”, diz o texto.
O deputado estadual Cabo Bebeto foi contra o projeto e disse, sobre postagens de atividades nas redes, que “o governador usa, o prefeito usa, todo político usa. Professor pode fazer isso na escola, médico no hospital, porém, mais uma vez o policial é discriminado da história e não pode fazer nada. Acho desigual, equivocado e injusto”.
O Delegado Leonam, em posicionamento , classificou como contraditória a apresentação de outro projeto de lei de Ronaldo Medeiros, que cria um aplicativo onde mulheres podem denunciar agressores, mas pede que imagens de presos não sejam divulgadas.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
