Projeto de Lei de Gabi Gonçalves propõe a criação da ‘Semana DNA - Descobrindo Raízes’ no calendário oficial
O PL aprovado propõe mutirões para reconhecimento de paternidade e maternidade através da Semana Estadual
No mês dedicado às crianças, Alagoas recebe mais um importante instrumento na defesa de uma infância segura e digna com a aprovação do Projeto de Lei Nº495/2023 de autoria da Deputada Estadual Gabi Gonçalves (PP). A iniciativa estabelece a “Semana DNA – Descobrindo raízes”, promovendo reconhecimentos de paternidade e maternidade.
A matéria foi aprovada em votação única, durante a sessão extraordinária desta terça-feira (03). Com a nova legislação, o Estado de Alagoas será responsável por disponibilizar meios para que o Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas ou laboratórios conveniados, durante o período instituído pela lei, realize coletas de material genético para serem realizados exames de DNA.
Segundo dados do Portal da Transparência do Registro Civil, entre 1 de janeiro de 2023 até 31 de Agosto de 2023, 2.281 crianças foram registradas em Alagoas sem o nome do pai. “Esse projeto foi criado com muito carinho, dedicado à levar dignidade às famílias alagoanas, em especial nossa crianças, que merecem uma infância segura, uma criação digna, com completo acesso às suas raízes. Agradeço a todos os meus companheiros de mandato pelo apoio e aprovação”, afirmou Gabi Gonçalves, durante a sessão.
A Defensoria Pública Estadual também deverá promover a assistência jurídica para os reconhecimentos voluntários de paternidade e maternidade, desde que os beneficiários se enquadrem nos critérios estabelecidos em Lei.
Ainda de acordo com o texto da proposta, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nos respectivos âmbitos da Federação, com suporte das Defensorias Públicas e dos Ministérios Públicos estaduais, poderão atuar de forma coordenada para difundir e operacionalizar a lei.
A parlamentar explica que a ação visa também disseminar informações sobre criação responsável e educação familiar. “Essa é uma iniciativa fundamental para estabelecer vínculos, fomentar a estruturação da família, garantir e efetivar direitos e deveres e priorizar os valores da sociabilidade e identidade. O reconhecimento inexistente ou tardio da paternidade ou maternidade traz um grande prejuízo para uma criança em formação, por isso precisamos continuar trabalhando a sustentação das famílias”, declarou Gabi Gonçalves.
O Projeto segue agora para análise e possível sanção do Executivo Estadual, seguido das providências dos órgãos responsáveis pela aplicação da Lei.
Últimas notícias
Prefeita Tia Júlia prestigia segundo dia da Jornada Pedagógica da Educação
Ação de fiscalização em Arapiraca visa ampliar oferta de água na região
Carnaval da inclusão anima Bloquinho do Lar São José em Penedo
São Sebastião realiza city tour para apresentar potenciais turísticos para agentes e empresários do setor
Vigilância Sanitária interdita pastelaria no Vergel e apreende 300 kg de produtos impróprios para consumo
Atleta se diz “profundamente arrependido” após revelar traição ao vivo
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
