Parceria entre o Hospital de Emergência do Agreste e a Ufal visa prevenir infecções hospitalares
O intuito é implantar um projeto de extensão, com o objetivo de cumprir várias atividades na maior instituição hospitalar do interior de Alagoas

No intuito de fortalecer a conscientização sobre a prevenção e o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde, bem como, combater a resistência microbiana no ambiente hospitalar, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, estabeleceu uma parceria com o Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O intuito é implantar um projeto de extensão, com o objetivo de cumprir várias atividades na maior instituição hospitalar do interior de Alagoas.
O projeto, aprovado pelo edital de extensão do Programa de Fomento a Atividades Extensionistas (Profaex), envolve quatro alunos dos cursos de Medicina e quatro alunos de Enfermagem da Ufal/Campus Arapiraca. Este trabalho já teve início na universidade, com a preparação intensiva dos estudantes.
"O projeto de extensão é uma intervenção que pretendemos fazer para conscientizar sobre a prevenção e o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde, e também o controle da resistência microbiana nesse ambiente hospitalar. Pretendemos realizar ações como palestras para conscientizar tanto os profissionais de saúde quanto os profissionais de forma geral que trabalham no hospital a adotar essas medidas de prevenção. É um primeiro passo que, provavelmente, será ampliado para um projeto de pesquisa", afirmou a professora doutora Danielly Cantarelli, coordenadora do projeto.
A integração da Ufal com o HEA fortalece o tripé de sustentação da universidade, que envolve ensino, pesquisa e extensão. Para a enfermeira e coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HEA, Maria Karolina Marques, o projeto de extensão é relevante para a instituição por promover um estudo científico e avaliar a incidência e prevalência das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). "Vai contribuir com a equipe da SCIH com os mecanismos ideais de prevenção das IRAS no ambiente hospitalar", afirmou Maria Karolina Marques.
O próximo passo deste projeto envolve a coleta de dados epidemiológicos e a aplicação imediata das intervenções planejadas. "A parceria entre a Ufal e o Hospital de Emergência do Agreste demonstra como a colaboração entre instituições de ensino e saúde pode enriquecer a experiência dos estudantes, ao mesmo tempo em que contribui para melhorar a qualidade do atendimento e a segurança dos profissionais e pacientes é um exemplo concreto de como a pesquisa e a extensão podem unir forças para promover mudanças positivas no setor da saúde", afirmou o diretor-médico do HEA, doutor Vanderly Oliveira.
Últimas notícias

Prefeita de Palmeira determina investimentos na UPA Dra. Helenilda Veloso Pimentel

Empresa realiza entrevista virtual para aprovados em processo seletivo em Palmeira dos Índios

Mesmo com alto volume de chuvas em Penedo durante o mês de junho, cidade suporta bem o inverno

Prefeitura de Palmeira renova convênio com Crea-AL e sedia Encontro Microrregional de Engenharia

Reunião de alinhamento reforça planejamento estratégico e controle interno na Prefeitura de Penedo

Município de Coruripe recebe equipe do Hemoal para coleta nesta quinta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
