Saúde

Parceria entre o Hospital de Emergência do Agreste e a Ufal visa prevenir infecções hospitalares

O intuito é implantar um projeto de extensão, com o objetivo de cumprir várias atividades na maior instituição hospitalar do interior de Alagoas

Por 7Segundos com assessoria 06/10/2023 17h05
Parceria entre o Hospital de Emergência do Agreste e a Ufal visa prevenir infecções hospitalares
Projeto foi aprovado pelo edital de extensão do Programa de Fomento a Atividades Extensionistas - Foto: Tony Medeiros/Ascom HE

No intuito de fortalecer a conscientização sobre a prevenção e o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde, bem como, combater a resistência microbiana no ambiente hospitalar, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, estabeleceu uma parceria com o Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O intuito é implantar um projeto de extensão, com o objetivo de cumprir várias atividades na maior instituição hospitalar do interior de Alagoas.

O projeto, aprovado pelo edital de extensão do Programa de Fomento a Atividades Extensionistas (Profaex), envolve quatro alunos dos cursos de Medicina e quatro alunos de Enfermagem da Ufal/Campus Arapiraca. Este trabalho já teve início na universidade, com a preparação intensiva dos estudantes.

"O projeto de extensão é uma intervenção que pretendemos fazer para conscientizar sobre a prevenção e o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde, e também o controle da resistência microbiana nesse ambiente hospitalar. Pretendemos realizar ações como palestras para conscientizar tanto os profissionais de saúde quanto os profissionais de forma geral que trabalham no hospital a adotar essas medidas de prevenção. É um primeiro passo que, provavelmente, será ampliado para um projeto de pesquisa", afirmou a professora doutora Danielly Cantarelli, coordenadora do projeto.

A integração da Ufal com o HEA fortalece o tripé de sustentação da universidade, que envolve ensino, pesquisa e extensão. Para a enfermeira e coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HEA, Maria Karolina Marques, o projeto de extensão é relevante para a instituição por promover um estudo científico e avaliar a incidência e prevalência das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). "Vai contribuir com a equipe da SCIH com os mecanismos ideais de prevenção das IRAS no ambiente hospitalar", afirmou Maria Karolina Marques.

O próximo passo deste projeto envolve a coleta de dados epidemiológicos e a aplicação imediata das intervenções planejadas. "A parceria entre a Ufal e o Hospital de Emergência do Agreste demonstra como a colaboração entre instituições de ensino e saúde pode enriquecer a experiência dos estudantes, ao mesmo tempo em que contribui para melhorar a qualidade do atendimento e a segurança dos profissionais e pacientes é um exemplo concreto de como a pesquisa e a extensão podem unir forças para promover mudanças positivas no setor da saúde", afirmou o diretor-médico do HEA, doutor Vanderly Oliveira.