Lei inclui aplicação do método ABA nas escolas da rede pública do estado
O método é uma abordagem que é usada para a compreensão do comportamento e vem sendo amplamente utilizada no atendimento a pessoas com autismo

A rede pública estadual de ensino está autorizada a oferecer o sistema de inclusão escolar baseado no método Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para crianças e adolescentes diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Lei 8.996/23, de autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), já está sancionada e visa promover a inclusão social dos alunos autistas em Alagoas.
O método ABA é uma abordagem que é usada para a compreensão do comportamento e vem sendo amplamente utilizada no atendimento a pessoas com autismo. É conhecida também como “aprendizagem sem erros”. O método envolve o ensino intensivo e individualizado das habilidades necessárias para que a criança com autismo possa adquirir independência e a melhor qualidade de vida possível. Dentre as habilidades ensinadas, incluem-se os comportamentos que interferem no desenvolvimento e integração da pessoa diagnosticada com autismo.
Com a lei, fica estabelecido que o Poder Executivo alagoano avalie os estabelecimentos, que já contam com estrutura física e de pessoal, para iniciar gradativamente a inclusão do sistema escolar baseado na técnica instituída pela determinação. Consta ainda que a unidade de ensino deverá dispor de profissionais capacitados para a efetiva implementação do método ABA.
Segundo a norma, a Secretaria de Educação poderá firmar parcerias para a capacitação de profissionais de diversas áreas que participarão da equipe multidisciplinar especializada no atendimento a alunos com Transtorno do Espectro Autista. Além disso, os alunos com TEA serão avaliados por profissionais especializados como professor de atendimento educacional especializado, psicólogo, pedagogo, professores e demais profissionais da unidade escolar que avaliarão se há real necessidade de cada aluno aderir ao método ABA.
Para Alexandre Ayres, a Análise do Comportamento Aplicada é um método voltado para a compreensão e modificação do comportamento humano. “O método ABA possibilita que a criança seja avaliada e seu repertório comportamental possa ser observado, identificando seus pontos fortes e fracos. Com certeza será muito importante para o desenvolvimento dos nossos alunos com autismo, além de promover a inclusão social dentro e fora da sala de aula, e isso irá colaborar com os pais e /ou responsáveis e com sociedade de modo geral”, concluiu o parlamentar.
Últimas notícias
Colisão envolvendo três carros provoca engarrafamento na AL-220, em Arapiraca

Jacaré encontrado próximo de residências é resgatado por moradores em Arapiraca

Corpos de líderes cristãos são encontrados em vala comum na Colômbia

Prefeitura de Pão de Açúcar retifica e prorroga edital de Concurso Público

Prefeito inicia comemoração do 78º aniversário de Junqueiro com corrida de rua

Alagoas possui 10 barragens com alto risco de acidente, afirma relatório da ANA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
