Sedciti encerra primeira etapa do Ciclo de Inovação Aberta de Maceió
Lista dos candidatos que seguem para a próxima fase estará disponível no site do desafio nesta quarta-feira (25)
A Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti) encerrou, na noite dessa segunda-feira (23), o Funil de Seleção do Primeiro Ciclo de Inovação Aberta de Maceió. A etapa serviu para escolher as melhores entre 103 propostas para solucionar quatro desafios enfrentados pela capital. A lista completa de selecionados para a segunda fase será divulgada nesta, quarta-feira (25), no portal desafio.maceio.al.gov.br.
Durante quatro dias, uma banca composta por servidores da Sedciti, do Instituto do Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) e das secretarias envolvidas no programa (Saúde, Trabalho, Urbanismo e Convívio Social), além de professores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), julgaram, no Senai Poço, as propostas de soluções trazidas por candidatos de todo o país.
O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Sergio Túlio Cavalcante, agradeceu a todos os candidatos que trouxeram seus projetos para transformar ainda mais Maceió em uma cidade inteligente. “Foram apresentadas muitas soluções brilhantes nessa primeira fase do Ciclo de Inovação de Aberta. A população maceioense só tem a ganhar com essas propostas. Muito obrigado”, ressaltou.
A servidora Luciane Cedrim, da Sedciti, que foi uma das juradas, explicou que o julgamento das propostas foi feito a partir de quesitos como: apresentação do problema de forma clara e objetiva; diferenciais na resolução do desafio; as tecnologias utilizadas; a atuação no mercado; e competências técnicas das equipes para desenvolver o produto final.
“Acompanho desde o início todo o processo do 1° Ciclo de Inovação Aberta de Maceió e o 1° Funil nos mostrou o quanto é satisfatório ver a participação da população, mostrando suas ideias inovadoras que podem contribuir muito para construirmos uma Maceió bem melhor”, destacou Luciana Cedrim.
Ciclo de Inovação Aberta
Conduzido pela Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti), o Ciclo tem duração média de seis meses. O objetivo é fomentar a cultura de inovação na cidade e buscar o envolvimento de diversos cidadãos, que possam propor soluções práticas e viáveis e que tragam melhorias à cidade e consequentemente à vida dos maceioenses. As melhores ideias ganharão até R$ 50 mil cada.
O dinheiro da premiação é fruto de um convênio firmado com Ministério da Ciência e Tecnologia, viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do senador Rodrigo Cunha. Há também ainda a possibilidade de um contrato com a Prefeitura de Maceió no valor de R$ 1,6 milhão com validade de um ano.
Durante o processo, os participantes contarão com apoio de professores especialistas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e da estrutura e profissionais do Senai Alagoas.