Mundo

Chanceler do Irã detalha negociações nucleares com os Estados Unidos

De acordo com o chanceler Abbas Araghchi, possível fim do enriquecimento de urânio por parte do Irã não será negociado com os EUA

Por Metrópoles 07/02/2026 09h09
Chanceler do Irã detalha negociações nucleares com os Estados Unidos
A declaração do ministro aconteceu neste sábado (7), durante entrevista à rede Al Jazeera - Foto: Ahmet Serdar Eser/Anadolu via Getty Images)

O chanceler do Irã, Abbas Araghchi, detalhou a recente rodada de negociações nucleares com os Estados Unidos, e afirmou que o possível fim do enriquecimento de urânio pelo lado iraniano não está em discussão. A declaração do ministro aconteceu neste sábado (7), durante entrevista à rede Al Jazeera.

“A questão da proibição do enriquecimento [de urânio] não é negociável do ponto de vista do Irã”, afirmou Araghchi. 

Segundo informações da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o país persa possuí cerca de 409 kg de urânio enriquecido a 60% — nível muito próximo ao de 90%, necessário para a produção de uma bomba atômica. Apesar das sanções internacionais, o governo do aiatolá Ali Khamenei defende que enriquecer a matéria prima de uma arma nuclear é um direito do Irã.

A fala do ministro das Relações Exteriores iraniano surgiu um dia após a quinta rodada de negociações entre EUA e Irã, realizada em Omã, cujo foco é tentar costurar um acordo nuclear em meio à tensão entre os dois países.

Irã x Israel

Antes disso, a última rodada de discussões entre os dois países aconteceu em maio de 2025, antes da guerra de 12 dias entre Irã e Israel, e das recentes ameaças de Donald Trump sobre a possibilidade de uma intervenção norte-americana no país.

Nas negociações de sexta-feira (6), havia a expectativa por parte dos EUA de que o programa de mísseis balísticos do Irã também entrasse em discussão. O que, de acordo com Aragchi, não acontecerá “nem agora nem no futuro”, já que essa é uma “questão defensiva” do país.