Aprovado projeto de lei de Alexandre Ayres que reconhece trabalho dos profissionais da saúde
PL reconhece o trabalho na linha de frente no enfrentamento à pandemia do coronavírus
Reconhecer o trabalho dos profissionais de saúde que atuaram na linha de frente no enfrentamento à pandemia do coronavírus em Alagoas é uma das prioridades do deputado estadual Alexandre Ayres (MDB). De autoria do parlamentar, o Projeto de Lei 265/2023, aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE/AL), traz a lei Heróis da Saúde, que enaltece os servidores da saúde que atuaram na na pandemia em todo o estado. A matéria altera a lei estadual n° 8.539/2021, que dispõe sobre normas de concursos públicos para esses profissionais, no âmbito estadual e municipal.
A proposta estabelece que todos os servidores que atuaram na rede, no âmbito estadual e municipal, farão jus a pontos extras em Processo Seletivo Simplificado (PSS) e Concurso Público, que visa reconhecer o trabalho dos profissionais que tanto se dedicaram na linha de frente no combate à doença em todo o estado.
De acordo com Ayres, o objetivo da lei heróis da saúde é reconhecer o esforço que esses profissionais fizeram para salvar a vida dos alagoanos e alagoanas. "Eu não poderia dar continuidade ao meu trabalho na Assembleia Legislativa de Alagoas sem reconhecer a dedicação dessas pessoas. Este reconhecimento é o mínimo que podemos fazer por tamanha dedicação e compromisso com a vida que estes profissionais tiveram durante a pandemia, por isso, todos esses servidores que tanto trabalharam, agora, ao prestar Processo Seletivo Simplificado e Concurso Público, a partir da aprovação dessa lei, terão uma pontuação extra no reconhecimento ao seu esforço e a sua dedicação com o povo alagoano", explicou o parlamentar.
No projeto de lei, o deputado "considera a gravidade do estado de emergência de saúde pública em Alagoas, no período de 2020 a 2022, além da necessidade de reconhecimento dos serviços prestados pelos profissionais da saúde que atuaram na linha de frente no combate à pandemia do coronavírus".
Pontua ainda que os editais de Processos Seletivos Simplificados e Concursos Públicos direcionados à área da Saúde deverão estabelecer como critério de pontuação a atuação comprovada dos profissionais da área assistencial no Estado de emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus, e que, para cada ano trabalhado durante a pandemia da Covid-19, deverá ser atribuído um ponto ao candidato, além de serem considerados profissionais da saúde para tais fins as categorias contempladas no edital do Concurso Público e/ou PSS, todos com atuação comprovada no período da pandemia em Alagoas.
O texto também destaca que a Secretaria Estadual de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde deverão regulamentar os requisitos necessários para comprovar o exercício de tais profissionais durante o período, através de Portaria devidamente publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas.
Últimas notícias
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Suzane von Richthofen curte litoral de São Paulo e web reage
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
