Maceió

Instalação de células de segurança para garis é tema de projeto na Câmara

As células deverão ser implantadas de forma que se adequem aos trabalhadores

Por 7Segundos 26/10/2023 09h09
Instalação de células de segurança para garis é tema de projeto na Câmara
Abrigo para garis - Foto: ES Hoje

A Câmara Municipal de Maceió emitiu, nesta quinta-feira (26), parecer sobre o Projeto de Lei nº 408/2023, que obriga a instalação de célula de segurança para os garis nos caminhões que fazem a coleta de lixo no município.

No parecer, o relator da matéria, vereador Cal Moreira, destacou que a instalação de células de segurança é uma medida importante para garantir a segurança e o bem-estar dos garis, que enfrentam condições adversas nas vias públicas, tais como trânsito intenso, condições climáticas desfavoráveis e exposição a resíduos perigosos.

A célula de segurança é uma cabine suplementar acoplada na parte traseira do caminhão utilizada para transportar os profissionais de limpeza urbana. 

As células deverão ser implantadas de forma que se adequem aos trabalhadores, assegurando-lhes a segurança, observando as normas de segurança do trabalho.

O projeto ainda será apreciado pelo plenário da Câmara Municipal.