Economia

Starbucks: clientes relatam lojas fechadas após anúncio de recuperação judicial

Com uma dívida que soma R$ 1,8 bilhão, operadora da rede de cafeterias entrou com pedido de proteção para renegociar dívidas à Justiça de São Paulo

Por CNN Brasil 01/11/2023 19h07
Starbucks: clientes relatam lojas fechadas após anúncio de recuperação judicial
Starbucks - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Clientes da rede Starbucks estão relatando que várias unidades da cafeteria não abriram nesta quarta-feira (1º).

Segundo informações passadas à CNN, a unidade de Ipanema, na Rua Visconde de Pirajá, não abriu as portas hoje. A loja do centro, na Av. Rio Branco, também está fechada.

Na cidade de São Paulo, a unidade da Av. Paulista no número 900, também está com as portas fechadas no primeiro dia de novembro.

A empresa SouthRock, que opera 187 cafeterias no Brasil, além das marcas TGI Friday’s e Eataly no Brasil, pediu recuperação judicial.

Questionada sobre as lojas inoperantes, a marca não confirmou se os fechamentos têm ligação com a situação da companhia.

De acordo com a nota, a SouthRock segue operando a marca Starbucks no Brasil e “comprometida em continuar trabalhando em estreita colaboração com seus parceiros comerciais para desenvolver as marcas do seu portifólio no país”.

“Alinhamentos sobre licenças fazem parte do processo de Recuperação Judicial e são realizados diretamente com esses parceiros”, diz o comunicado.

Recuperação judicial

Com uma dívida que soma R$ 1,8 bilhão, a SouthRock Capital entregou documentos à Justiça de São Paulo com o pedido de proteção para que possa renegociar dívidas e continuar a operação.

Na documentação entregue à Justiça, os advogados da empresa dizem que as dívidas crescentes e os prejuízos gerados desde a pandemia resultaram em restrição no acesso ao crédito, o que impede a operação normal da empresa.

“O excesso de endividamento, a baixa lucratividade decorrente do fechamento de seus restaurantes por diversos meses em função da Covid-19 e impossibilidade de obtenção de novas linhas de crédito comprometeram a capacidade de as requerentes honrarem seus compromissos financeiros”, cita o documento.

A SouthRock é representada pela TWK Advogados.

Licenciamento


Na sexta-feira, 13 de outubro de 2023, a sede da Starbucks Corp. em Seattle, nos Estados Unidos, enviou um documento à operadora da marca no Brasil que foi determinante para o pedido de recuperação judicial da empresa brasileira entregue na terça-feira (31) à Justiça.

A cafeteria mais famosa do mundo entregou, naquela data, o “Notice of Termination of Licensing Agreements” ou “Notificação de Rescisão do Acordo de Licenciamento”, em português.

Sem receber os royalties pelo do uso da marca no Brasil, a multinacional anunciava a rescisão de contrato que permite à SouthRock Capital explorar a marca Starbucks no Brasil. O fim do acordo tinha efeito imediato.

Foram suspensos dois contratos. Um de licenciamento da marca no Brasil e outro que concedia à SouthRock Capital o direito de ser o licenciado master Starbucks no país – ou seja, o operador das lojas. As informações constam da documentação entregue pela SouthRock no pedido de recuperação judicial.

Essa decisão da sede acelerou a urgência para o pedido de recuperação judicial.

*Com informações de Fernando Nakagawa.