Consciência Negra: Prefeitura promove campanha Maceió é Massa sem Racismo
Capital alagoana é uma das primeiras a reunir órgãos em uma comissão para debater o enfrentamento ao racismo
Em novembro, mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Maceió lança a campanha Maceió é Massa sem Racismo para promover o respeito, a valorização da diversidade racial, conscientizar a população sobre a importância do combate ao preconceito e à discriminação racial, além de celebrar a cultura afro-brasileira e seus representantes na cidade.
Durante a campanha serão realizadas ações educativas, culturais e sociais voltadas para o tema. De acordo com Arísia Barros, ativista preta e coordenadora do Instituto Raízes e Áfricas, Maceió é uma das primeiras capitais no país a reunir diversos órgãos em uma comissão intersetorial e transversal para discutir o enfrentamento ao racismo, como política pública.
“É, principalmente, uma campanha interativa para fazer as escutas sociais. Na programação teremos uma escuta ativa de representações de negros da capital, buscando, a partir das demandas, traçar um plano de ação para o ano de 2024”, contou Arísia.
A ativista destacou ainda que a campanha Maceió é Massa sem Racismo é a construção de uma jornada de possibilidades e oportunidades que visa ser permanente, para além do mês de novembro.
“A partir das diversas expertises institucionais, aliado à escuta ativa social, estamos na busca da desconstrução de conceitos e lugares estigmatizados pelo sistêmico poder do racismo. A campanha Maceió é Massa Sem Racismo agrega secretarias e órgãos da Prefeitura de Maceió em uma única frente, como estratégia de fortalecimento da pauta da equidade étnico-racial, incorporando-a como política de estado”, finalizou.
Estão envolvidas diretamente na campanha as Secretarias Municipais da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), de Comunicação (Secom), a Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Procon Maceió.
Últimas notícias
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós na orla de Maceió
Irmão de Mayara Dias contesta versão apresentada por motociclista por aplicativo
Polícia Civil prende tatuador suspeito de estuprar adolescente em Maceió
[Vídeo] Moradora denuncia abandono de rua no bairro Brisa do Lago
Turismo e indústria canavieira impulsionam PIB da Região Norte de Alagoas
MDB realiza convenção municipal em Arapiraca e reforça novo ciclo político com foco na renovação
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
