Situação de casa de acolhimento para animais em Maceió é assunto de reunião realizada pelo MPAL
De acordo com o promotor de Justiça Alberto Fonseca, a proprietária da casa de acolhimento também se comprometeu a não receber mais nenhum animal enquanto a situação não for regularizada
Nesta quinta-feira (16), o Ministério Público de Alagoas realizou reunião para tratar sobre a situação de um abrigo para animais localizado em Maceió, no bairro Santa Amélia. De acordo com denúncias, os pets estariam vivendo em situação precária de saúde e higiene. A falta de estrutura do local também estaria causando transtornos à vizinhança. Entre os encaminhamentos feitos, está a realocação do abrigo em até 60 dias.
De acordo com o promotor de Justiça Alberto Fonseca, a proprietária da casa de acolhimento também se comprometeu a não receber mais nenhum animal enquanto a situação não for regularizada. Atualmente, o local conta com mais de 220 bichos. Para garantir que essa medida seja cumprida, todos os animais receberão um microchip para monitoramento em um prazo de até 30 dias.
Durante a audiência, a presidente da Comissão de Bem-Estar Animal da OAB, Adriana Alves, comprometeu-se a tomar as medidas necessárias para a regularização da casa de acolhimento e ela passe a funcionar, de fato, como uma instituição do terceiro setor. Para isso, a OAB deverá se articular com o MPAL, por meio da 24ª Promotoria de Justiça da Capital.
Reunião
Outro encaminhamento dado durante o encontro trata-se da aquisição de mantimentos. A secretária-executiva de Estado da Cidadania e das Pessoas com Deficiência (Secdef), Arabella Mendonça, informou que a pasta deverá contribuir com a compra de ração para os animais acolhidos.
Uma nova audiência será realizada em fevereiro de 2024 para o acompanhamento das medidas acordadas.
A reunião contou com a participação de representantes da sociedade civil, OAB, Batalhão da Polícia Ambiental, Polícia Civil, Secretaria Municipal do Bem-Estar Animal (Sebema), Universidade Federal de Alagoas, Secdef, Secretaria Municipal da Saúde, Conselho Regional de Medicina Veterinária e Unidade de Vigilância de Zoonoses.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
