Cultura

Pinto da Madrugada terá galpão para fortalecer a memória do carnaval alagoano

Bloco é Patrimônio Imaterial da Cultura de Alagoas e está celebrando 25 anos, incentivando a economia criativa no estado e gerando trabalho, renda, cultura e alegria

Por 7Segundos com Assessoria 23/11/2023 11h11
Pinto da Madrugada terá galpão para fortalecer a memória do carnaval alagoano
Também será aberta uma exposição no local sobre o carnaval alagoano para visitação pública - Foto: Divulgação

O Pinto da Madrugada, Patrimônio Imaterial da Cultura de Alagoas, está de casa nova. Hermann Braga, dirigente do bloco, informa que um prédio histórico abandonado em Jaraguá está sendo recuperado para ser o Galpão do Pinto, onde os foliões poderão acompanhar, entre outras ações, a montagem dos carros alegóricos para o carnaval de 2024.

Segundo Hermann, também será aberta uma exposição no local sobre o carnaval alagoano para visitação pública. “O galpão será transformado em um Centro de Memória da Cultura Alagoana, onde vamos conhecer ainda mais a nossa história, nossos ícones, nossa cultura e celebrar o orgulho de ser alagoano.”, acrescenta, lembrando que o Pinto da Madrugada está comemorando 25 anos “fazendo a alegria carnavalesca no estado”.

“Vamos espalhar esse projeto, através de filiais, por todo o estado, abrindo diálogo com os 102 municípios alagoanos”, enfatiza o dirigente do bloco, mostrando a importância da tradição do carnaval em cada uma dessas cidades para a política cultural alagoana e para a geração de renda e trabalho no segmento da economia criativa.

No pré-carnaval deste ano, o Pinto da Madrugada arrastou pela avenida 400 mil foliões, estimulando o turismo que ocupou mais de 90% da rede de hotéis e pousadas de Maceió, gerando renda e trabalho na economia local e fortalecendo a cultura carnavalesca em todo o estado com a presença itinerante do Pinto. “O desfile do Pinto da Madrugada em Maceió já é um dos maiores eventos carnavalescos de todo o país”, assegura Hermann.

O Galpão do Pinto da Madrugada fica na Rua Sá e Albuquerque, em frente ao prédio do Iphan, em Jaraguá. O bloco já vem cuidando e guardando seus carros alegóricos neste espaço desde 2020.