Campanha Herói Hemoal promove doação de sangue e solidariedade no palácio República dos Palmares
Iniciativa enfatiza a importância de doar e ser herói na vida de alguém

Com o intuito de comemorar o dia do doador de sangue, que é celebrado no dia 25 de novembro, o Hemoal está realizando a campanha Herói Hemoal, promovendo a doação de sangue e a solidariedade.
A ação está acontecendo em todos os pontos de coleta sanguínea de Alagoas, e durante a quinta e sexta-feira (23 e 24 de novembro) das 9h às 16h, também está sendo realizada no Palácio República dos Palmares, para todos os servidores e cidadãos que desejarem doar.
A campanha acontece em um momento crítico para o estoque do Hemoal, que precisa de doadores e voluntários que se disponham a ajudar e salvar vidas que necessitam dessas doações. “Uma única doação pode salvar até quatro vidas”, disse a Assistente Social, Síntia Raniere Correia.
Para realizar a doação é preciso seguir alguns critérios, são eles:
- Idade entre 16 e 60 anos, para quem já for doador;
- Idade entre 16 e 69 anos para quem for doar pela primeira vez;
- Estar bem de saúde, com uma boa alimentação e ter dormido no mínimo seis horas na noite antecedente a doação;
- Pessoas que possuem tatuagem e piercing a mais de um ano.
Existem algumas restrições para aqueles que já tiveram doenças infectocontagiosas, como: hepatites B e C, sífilis e HIV, que não podem doar definitivamente. As inaptidões temporárias são para aqueles que apresentarem sintomas gripais como: tosse, coriza e garganta inflamada, é necessário aguardar um período de recuperação de sete dias, e no oitavo já pode ser realizada a doação.
A campanha também promove o cadastramento de doadores de medula óssea. “A doação de medula óssea é tão importante quanto a doação de sangue. A compatibilidade é muito difícil, então é muito necessário que doadores voluntários se cadastrem para que um maior número de pessoas possam ser atendidas por essa doação”, enfatizou Síntia Raniere.
O cadastramento é realizado de maneira simples, pessoas entre 18 e até 35 anos podem se cadastrar. É preenchido um formulário com todas as informações pessoais do doador e é feita a coleta de 5ml de sangue. Essas informações seguem para o Redome (Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea), e junto com o Inca (Instituto Nacional de Câncer) e Rereme (Relação Regional de Medicamentos Essenciais), são feitos testes de compatibilidade entre os dados do doador e do paciente, para ser encontrado alguém que seja compatível.
Para doar sangue ou se cadastrar como doador de medula óssea, basta comparecer a um dos pontos de coleta do Hemoal em Maceió. O horário de funcionamento é das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 12h, aos sábados.
A campanha Herói Hemoal segue em várias localidades. No sábado (25), será no Hemoal do Trapiche, da Via Expressa e em Arapiraca. No domingo (26), acontecerá na orla de Maceió, na Rua Fechada da Ponta Verde.
Últimas notícias

Operação Línguas Sujas elimina mais de 200 ligações clandestinas de esgoto em Maceió

Instituto de Identificação de Alagoas promove ação itinerante na Adefal

Secretaria Cultura de Penedo e SECRIA realizam exposição e resgatam infância sem tecnologia digital

Arena do Empoderamento mobiliza Arapiraca em ação conjunta contra a violência de gênero

Sine Maceió oferece 449 vagas de emprego nesta segunda-feira(25)

Prefeitura de Palmeira enviará à Câmara projeto que cria Código de Defesa e Bem-Estar Animal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
