Maceió tem 100% de aproveitamento vacinal atestado pelo Ministério da Saúde
Resultado eleva Programa de Imunização do Município para o patamar de alta qualidade
A Coordenação Técnica de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (CTI/SMS) recebeu, na última terça-feira (12), uma equipe do Ministério da Saúde (MS) para Monitoramento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade, executadas por meio do Microplanejamento - método recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Após avaliação, a equipe do Ministério da Saúde atribuiu resultado de 100% de aproveitamento para as Atividades de Vacinação realizadas em Maceió, refletindo o trabalho integrado realizado através das diversas estratégias de vacinação executadas através das Unidades de Saúde de Estratégia de Saúde da Família e demanda espontânea, Corujão da Saúde, Programa Saúde da Gente, Saúde nas Grotas, Brota nas Grotas, como também ações extramuros em escolas em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE) e demais localidades.
“É com muita satisfação que recebemos esse resultado pelo Ministério da Saúde. As ações de Microplanejamento para Atividades de Vacinação de Alta Qualidade foram cumpridas em nossa capital com o objetivo de trazer a ampliação das coberturas vacinais e, consequentemente, imunizar toda a população de Maceió contra diversas doenças”, destacou a coordenadora de Imunização de Maceió, Eunice Amorim.
Participaram ainda do Monitoramento representantes da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), Coordenação Geral de Vigilância Epidemiológica (CGVE), Coordenação Geral de Atenção Primária (CGAP), área técnica do e-SUS, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS/AL) e Programa de Imunização Estadual.
Sobre o Microplanejamento
O processo de microplanejamento tem como objetivo as atividades de vacinação de alta qualidade para o resgate de altas coberturas vacinais dos programas de rotina e de outras estratégias de vacinação, e, consequentemente, a erradicação, a eliminação e o controle de doenças imunopreveníveis.
As ações de microplanejamento, método recomendado pela Organização Mundial da Saúde, consistem em diversas atividades com foco na realidade local, desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística. A proposta é alinhar essas estratégias com gestores e lideranças locais para alcançar melhores resultados e melhorar as coberturas vacinais.
Últimas notícias
Exposição Imagens do Inconsciente celebra os 120 anos de Nise da Silveira
Entenda as regras para isenção do Imposto de Renda e taxação de altas rendas
Maior programa de saúde animal de Arapiraca chega à Canafístula neste sábado (8)
Após agressão contra criança autista, Cibele volta a defender câmeras obrigatórias em locais de atendimento
Edital Caixa 2025: inscrições para concurso com 232 vagas de nível superior começam hoje
Secom lança livro que reúne a história dos governadores de Alagoas na 11ª Bienal
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
