GNV se consolida em Alagoas como combustível menos poluente
Combustível reduz a produção de CO ², maior poluente da atualidade
O Gás Natural Veicular (GNV) é conhecido, entre vários benefícios, por ser um combustível “amigo” do meio ambiente desde a produção até o uso, principalmente por aqueles que prezam por um estilo de vida mais sustentável. A conversão de carros movidos à gasolina e etanol para o GNV tem ganhado cada dia mais adeptos devido a essa característica aliada à economia gerada a quem o utiliza. Mas por qual motivo o gás natural é menos poluente?
Composto por hidrogênio e carbono, o GNV é uma fonte de energia fóssil de ligações simples e leves, reduzindo a produção de CO², o maior poluente da atualidade, sendo essa uma das razões de ser chamado de “limpo”. Por esse mesmo motivo, o gás natural é mais sustentável até em sua produção, uma vez que seu transporte é feito por gasodutos ou caminhonetes (no caso do Gás Natural Comprimido, os quais utilizam o próprio GNV)0.
Além disso, a tecnologia atual do GNV é baseada principalmente em motores de ignição por faísca, o que leva a uma vantagem adicional, que é a redução de ruído. Graças ao ciclo Otto (admissão, compressão, combustão e escape), as aplicações de GNV oferecem menos ruído de combustão, ou seja, menos vibrações e operações suaves. Quando comparado ao Diesel, por exemplo, a redução de ruído pode chegar até 50%. Por essas razões, o Gás Natural Veicular é mais vantajoso também quando se trata da questão ambiental.
Segundo Fabio Sousa, gerente comercial da Algás, atualmente em Alagoas existem cerca de 25 mil usuários de GNV, representando cerca de 6% da frota de veículos leves, que estão diariamente usufruindo das vantagens do GNV, principalmente da economia que está na casa dos 40%, agredindo menos no meio ambiente.
Entre os benefícios que o GNV oferece estão a diminuição da chance de corrosão e ocorrência de danos às peças; eficiência energética que leva economia na quilometragem, sistema sempre limpo e desconto no IPVA.
A tecnologia usada em veículos a gás natural é confiável e, quando feita em convertedoras homologadas, não é necessário se preocupar, pois os benefícios são muitos e o planeta agradece.
De acordo com o site MegaWhat, que o GNC é o gás natural comprimido a uma pressão de 250 bar, o que reduz seu volume em até 270 vezes e armazenado em cilindros ou esferas sob uma pressão de 20–25 MPa (2,900–3,600 psi).
O GNC é vantajoso para indústrias e plantas de processamento localizadas longe dos gasodutos tradicionais, ajudando a fomentar novos mercados e demandas pelo gás natural. Além do uso industrial, o GNC é usado no Brasil, assim como em diversos países de todo o mundo, como GNV, combustível para a frota automotiva.
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
