GNV se consolida em Alagoas como combustível menos poluente
Combustível reduz a produção de CO ², maior poluente da atualidade
O Gás Natural Veicular (GNV) é conhecido, entre vários benefícios, por ser um combustível “amigo” do meio ambiente desde a produção até o uso, principalmente por aqueles que prezam por um estilo de vida mais sustentável. A conversão de carros movidos à gasolina e etanol para o GNV tem ganhado cada dia mais adeptos devido a essa característica aliada à economia gerada a quem o utiliza. Mas por qual motivo o gás natural é menos poluente?
Composto por hidrogênio e carbono, o GNV é uma fonte de energia fóssil de ligações simples e leves, reduzindo a produção de CO², o maior poluente da atualidade, sendo essa uma das razões de ser chamado de “limpo”. Por esse mesmo motivo, o gás natural é mais sustentável até em sua produção, uma vez que seu transporte é feito por gasodutos ou caminhonetes (no caso do Gás Natural Comprimido, os quais utilizam o próprio GNV)0.
Além disso, a tecnologia atual do GNV é baseada principalmente em motores de ignição por faísca, o que leva a uma vantagem adicional, que é a redução de ruído. Graças ao ciclo Otto (admissão, compressão, combustão e escape), as aplicações de GNV oferecem menos ruído de combustão, ou seja, menos vibrações e operações suaves. Quando comparado ao Diesel, por exemplo, a redução de ruído pode chegar até 50%. Por essas razões, o Gás Natural Veicular é mais vantajoso também quando se trata da questão ambiental.
Segundo Fabio Sousa, gerente comercial da Algás, atualmente em Alagoas existem cerca de 25 mil usuários de GNV, representando cerca de 6% da frota de veículos leves, que estão diariamente usufruindo das vantagens do GNV, principalmente da economia que está na casa dos 40%, agredindo menos no meio ambiente.
Entre os benefícios que o GNV oferece estão a diminuição da chance de corrosão e ocorrência de danos às peças; eficiência energética que leva economia na quilometragem, sistema sempre limpo e desconto no IPVA.
A tecnologia usada em veículos a gás natural é confiável e, quando feita em convertedoras homologadas, não é necessário se preocupar, pois os benefícios são muitos e o planeta agradece.
De acordo com o site MegaWhat, que o GNC é o gás natural comprimido a uma pressão de 250 bar, o que reduz seu volume em até 270 vezes e armazenado em cilindros ou esferas sob uma pressão de 20–25 MPa (2,900–3,600 psi).
O GNC é vantajoso para indústrias e plantas de processamento localizadas longe dos gasodutos tradicionais, ajudando a fomentar novos mercados e demandas pelo gás natural. Além do uso industrial, o GNC é usado no Brasil, assim como em diversos países de todo o mundo, como GNV, combustível para a frota automotiva.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
