Maceió

Vereadores de Maceió coletam assinaturas para criar Comissão Especial de Inquérito contra a Braskem

A iniciativa visa também examinar a gestão e a aplicação das compensações financeiras

Por 7Segundos 16/12/2023 07h07
Vereadores de Maceió coletam assinaturas para criar Comissão Especial de Inquérito contra a Braskem
Câmara de Maceió - Foto: Reprodução/Google Maps

Um movimento político contundente tomou forma na Câmara de Vereadores de Maceió, onde seis membros assinaram um pedido para instauração de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) com o objetivo de investigar as ações e omissões atribuídas à Braskem nos bairros impactados pelo afundamento do solo, resultante da extração de sal-gema. 

O requerimento, que exige nove assinaturas para sua concretização, busca lançar luz sobre os impactos e responsabilidades envolvidas nesse cenário complexo.

A proposta delineada no pedido abarca um escopo abrangente, desde a avaliação dos danos estruturais no subsolo, solo e propriedades, até a investigação dos prejuízos ambientais estendidos à Lagoa Mundaú e às atividades econômicas, notadamente aquelas ancoradas no bioma local, como a pesca e a mariscagem.

A iniciativa, liderada pela vereadora Teca Nelma (PSD), visa também examinar a gestão e a aplicação das compensações financeiras, cooperações técnicas e acordos estabelecidos pela empresa petroquímica com entidades públicas e a sociedade civil.