Casa de Direitos promove mais de 100 mil atendimentos à população em 2023
Equipamento da Seprev oferece uma série de serviços voltados para a promoção de direitos e Justiça
A Casa de Direitos, presente em Maceió e Arapiraca, registrou o marco histórico de 104.719 atendimentos à população, em 2023. Ano após ano, o equipamento da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) tem se consolidado como referência em serviços voltados para a promoção de direitos e Justiça em Alagoas, beneficiando, principalmente, quem mais precisa.
Na capital, a Casa de Direitos registrou 71.422 atendimentos de janeiro a dezembro deste ano. Já em Arapiraca, 33.297 pessoas foram beneficiadas nos últimos 12 meses. Segundo o superintendente de Prevenção à Violência da Seprev, Charles Tavares, os números revelam um crescimento de 40% em relação ao ano passado, que totalizou 74.782 atendimentos à população.
“A sociedade de modo geral necessita deste atendimento presencial e o Governo de Alagoas tem investido para ampliar esse serviço. Começamos o ano com a Casa de Direitos de Maceió totalmente reformada, após a reinauguração pelo governador Paulo Dantas. Além disso, promovemos uma série de ações e parcerias para a efetivação de políticas públicas voltadas para a garantia de direitos, não só na capital, mas também no interior”, afirmou o superintendente.
Entre os serviços oferecidos no local estão a emissão de mais de 20 documentos essenciais como RG, CPF, Certidão de Nascimento e Casamento, Carteira de Trabalho Digital, entre outros. Também estão disponíveis serviços jurídicos como mediação de conflitos, consulta processual, orientação jurídica e o atendimento especializado dos núcleos do Tribunal de Justiça de Alagoas e da Defensoria Pública Estadual.
Em Maceió, a população conta ainda com o Núcleo de Atendimento ao Trabalhador (NAT), responsável pela assistência a profissionais por meio do amparo multidisciplinar, e o Núcleo de Prevenção à Violência e Garantia de Direitos. A unidade de Arapiraca dispõe do Núcleo de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência (NAMVV), que oferece assistência jurídica, social e psicológica a mulheres que sofreram algum tipo de violação de direitos.
“Todos os nossos atendimentos são 100% gratuitos e a população é atendida de forma humanizada, prática e ágil. Os serviços estão disponíveis de forma presencial, mas também contamos com atendimentos online e as ações itinerantes da Seprev, que aproximam os serviços oferecidos pelo Estado da população”, disse Charles Tavares.
Atendimento
Para quem busca atendimento, a Casa de Direitos de Maceió fica localizada no Mirante do Jacintinho e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em Arapiraca, a Casa de Direitos fica na rua João Paulo II, 50, no bairro Alto do Cruzeiro, funcionando também de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Últimas notícias
Desembargador federal é preso pela PF na 2ª fase da Operação Unha e Carne; Bacellar é alvo de nova busca
Câmara aprova retirada de gastos em educação e saúde custeados pelo Fundo Social do arcabouço fiscal
Farra do INSS: presidente de ONG já foi preso por organização criminosa
Casa do Empreendedor de Arapiraca conquista Selo Ouro do Sebrae em Atendimento
Ossadas encontradas no Feitosa passam por perícia para serem identificadas, diz PC
João Caldas confirma candidatura de alagoano à Presidência em 2026
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
