Hemoal funciona em regime de plantão durante o Feriadão Natalino
Unidades atuarão para fornecer hemocomponentes aos hospitais, para atender pacientes hematológicos e receber doações de sangue
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funcionará durante todo o Feriadão de Natal em escala de plantão para atender os pacientes hematológicos e distribuir hemocomponentes para os hospitais e maternidades que necessitarem. Os Núcleos de Doação de Sangue das Unidades de Arapiraca e Maceió, entretanto, irão atender em horários especiais.
Em Arapiraca, a Unidade Eldorado, próxima à Escola Alternativa, irá receber doações de sangue no sábado (23), das 7h30 às 12h e de 13h às 16h, enquanto que na segunda-feira (25), a coleta de sangue estará suspensa. Já em Maceió, as Unidades Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), e Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), receberão doadores das 7h30 às 17h no sábado (23) e não funcionarão na segunda-feira (25).
Com isso, a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, apela para que os alagoanos que desejam doar sangue antes do Dia de Natal, compareçam aos postos de coleta da capital e do interior neste sábado (23). "Nesta época do ano falamos muito sobre presentear quem amamos, sejam familiares ou amigos. Deste modo, porque não fazer uma doação de sangue, que é um gesto simples, que não fará falta ao doador, mas, que vai ajudar muitas pessoas a sobreviverem?", questiona a gestora do hemocentro alagoano, em tom de reflexão.
CRITÉRIOSEntre os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para doar sangue está a idade, onde a mínima é 16 anos e a máxima 69 anos. O voluntário também deve ter peso a partir de 50 quilos e só pode efetivar a doação após apresentar um documento de identificação oficial e original com foto.
"É importante salientar que o voluntário deve dormir no mínimo 6 horas na noite anterior à doação de sangue e não pode ter ingerido bebida alcoólica. Quanto àqueles que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, há um impedimento pelo período de um ano”, informa a diretora do Hemoal.
Com relação aos impedimentos definitivos para doar sangue, Verônica Guedes explica que as pessoas que já tiveram acometidas por doença de Chagas, Aids e sífilis, ou que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, não podem mais doar sangue. “No caso daquelas que estejam gripadas, com Covid-19 ou Influenza, a doação só pode ocorrer dez dias após o término dos sintomas", esclarece.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
