Mais de 220 mil alagoanos tiraram a nova Carteira de Identidade Nacional em 2023
Ampliação da rede do Instituto de Identificação, mutirões e qualificação das equipes facilitaram o acesso da população ao documento
O Instituto de Identificação da Polícia Cientifica de Alagoas emitiu no ano passado 223.007 Carteiras de Identidade Nacional (CIN). Os números, divulgados nesta quarta-feira (10), começaram a ser contabilizados em março do ano passado, quando o órgão passou a emitir o novo modelo do documento de identidade dos brasileiros.
Alagoas foi o primeiro estado do Nordeste e o quarto do país a emitir o novo modelo da carteira de identidade em toda a rede de atendimento à população. O instituto estadual conseguiu se adequar ao Decreto federal nº 10.977/2022, que regulamentou as leis que tratam da expedição da carteira de identidade, e sobre o Serviço Nacional de Registro de Identificação Civil.
Essas novas legislações estabeleceram vários avanços na identificação civil, como os parâmetros visuais, de emissão e validade para a Carteira de Identidade com validade nacional. Mas, o principal avanço foi adotar para todo o país, como único Registro Geral (RG), o número do CPF, evitando fraude e a possibilidade de se ter vários documentos.
Para Erik Silveira, superintendente do Instituto de Identificação, vários fatores permitiram o alcance desse número de emissões do documento, como ampliação da rede de postos, mutirões, atendimentos domiciliares, aprimoramento do sistema e qualificação das equipes de atendimentos e dos papiloscopistas. Ele também destacou o planejamento estratégico do órgão e o apoio do governador Paulo Dantas na garantia da emissão do documento para os alagoanos.
“Quando começamos em março, a expectativa inicial era a emissão de 20 mil carteiras por mês, mas, graças ao empenho e dedicação dos papiloscopistas e de toda equipe que atua nos postos, conseguimos atingir uma média de mais de 25 mil documentos. Esse aumento da produtividade se deve principalmente ao diálogo e as estratégias administrativas implantadas nesse período”, afirmou o superintendente.
Nos postos que funcionam nos Centro Integrados de Segurança Pública (Cisp do Pilar e Rio Largo), Casas de Direito de Arapiraca e Maceió e demais postos do interior, o agendamento para atendimento de forma presencial. As exceções são aqueles postos que funcionam nas Centrais Já de Atendimento, cujo agendamento é realizado através do site da Seplag.
Após agendar, basta o requerente comparecer na data marcada no posto, obrigatoriamente com a certidão civil (nascimento ou casamento), o CPF ou declaração de regularidade emitida no site da Receita Federal. A inclusão de outros documentos como CNH, título de eleitor, carteira de trabalho são opcionais. A lista completa está disponível no site da Polícia Científica.
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
