'Enem dos concursos': Maceió e Arapiraca terão provas; professor dá dicas para estudos
Inscrições começam dia 19 e terminam no dia 09 de fevereiro
Maceió e Arapiraca terão Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o "Enem dos concursos". As inscrições começam no próximo dia 19 de janeiro e vão até 9 de fevereiro, no site do governo federal. As provas serão aplicadas no dia 5 de maio.
O governo federal detalhou na tarde desta quarta-feira (10) como será o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), e entre as novidades anunciadas, está o aumento do número de cidades em que as provas serão realizadas, que subiu para 220.
Os valores das taxas de inscrição são R$ 60, para concorrer a cargos de nível médio, e R$ 90, para os de nível superior.
O professor de concursos públicos Paulo Henrique, destaca que a preparação para o concurso unificado deve ser iniciada o quanto antes. "O concurso é grande, com muitas vagas, mas também com muita concorrência. Por isso, é importante começar a estudar com antecedência", afirma.
O professor recomenda que os candidatos comecem a preparação pelo edital do concurso. "O edital é a principal fonte de informação para os candidatos. Nele, estão descritas as regras do concurso, como as matérias que serão cobradas nas provas, o nível de escolaridade exigido e a pontuação mínima para aprovação", explica.
Após a leitura do edital, o candidato deve começar a estudar as matérias que serão cobradas nas provas. "É importante organizar um cronograma de estudos e segui-lo à risca. Os candidatos também devem reservar um tempo para revisar o conteúdo estudado", diz Paulo Henrique.
Além de estudar as matérias, os candidatos também devem praticar a resolução de questões. "A resolução de questões é uma ótima forma de fixar o conteúdo estudado e de se preparar para o estilo das provas do concurso", destaca o professor.
O professor Paulo Henrique também recomenda que os candidatos façam simulados. "Os simulados são uma ótima forma de testar os conhecimentos e de identificar os pontos que precisam ser melhorados", afirma.