Carnaval 2024: PM apresenta planejamento para festejos na Região Metropolitana
Policiamento do carnaval terá 549 PMs, sendo 337 no patrulhamento a pé e 212 no efetivo motorizado

A Polícia Militar de Alagoas, por meio do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), apresentou na tarde desta segunda-feira (05) o planejamento para o período carnavalesco. O plano de segurança será executado no período de 10 a 13 de fevereiro.
A distribuição será dividida em policiamento de Carnaval e policiamento Ordinário (serviço dos batalhões de área). Para o policiamento de Carnaval, foi designado um efetivo extra para atuar diretamente nos locais de eventos. Serão 549 PMs, sendo 337 no patrulhamento a pé e 212 no efetivo motorizado, além de 62 viaturas.
Para o serviço ordinário, foram escalados 234 policiais, todos em efetivo motorizado, distribuídos em 78 viaturas. Esta modalidade dará prioridade para atendimento de ocorrências oriundas do 190, mas atuarão nas regiões de festa também.
Somam-se ainda 16 conjuntos da Cavalaria, 18 motocicletas da Companhia de Polícia Militar/Independente – Ronda de Ação Intensiva Ostensiva (CPM/I-RAIO) e uma embarcação do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). A PM estruturou também reforço no Policiamento das Rodovias Estaduais em todo o Estado de Alagoas.

A estes oficiais caberá a missão de coordenar o efetivo no entorno do local do evento, com apoio das guarnições motorizadas. Eles também serão responsáveis por manter contato com o organizador dos eventos em sua área para alinhar as ações e o alertar acerca do que está previsto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Cabe ainda fazer uma inspeção no local do evento para verificar vulnerabilidades e fazer gestões junto ao organizador para corrigi-las.
Foi realizada uma divisão por áreas de acordo com os pontos de festejos e suas especificidades. Em Maceió, definida como Área 1, foi feita a divisão por bairros: Jaraguá, Ponta Verde, Pontal da Barra, Vergel do Lago, Jacintinho, Ipioca, Fernão Velho, Benedito Bentes, Conjunto Maceió I (Cidade Universitária).
A Área 2 é composta pelos municípios de Rio Largo, Pilar, Satuba, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte. A Área 3 compreende as cidades de Paripueira e Barra de Santa Antônio. E a Área 4 inclui os municípios de Marechal Deodoro e Barra de São Miguel.
“Todo o planejamento foi desenvolvido com o objetivo de que o período momesco seja o mais tranquilo possível em 2024. Agradecemos desde já o empenho dos comandantes e de todo o efetivo policial empregado na área do CPRM”, destacou o coronel Maciel Pantaleão, comandante do CPRM.
Últimas notícias

Projeto ‘Meu Destino + Sustentável’ da Costa dos Corais ganha prêmio nacional

Polícia Civil prende suspeito de mais de 30 arrombamentos em Marechal Deodoro

Ministro Alexandre de Moraes diz que 8 de janeiro não foi "domingo no parque"

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar Bolsonaro por organização criminosa

Ministério Público de AL reconhece trajetória da ministra Marluce Caldas

Programa Remédio em Casa beneficia mais de 12 mil alagoanos; saiba como ter acesso
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
