Leonardo Dias volta a exigir soluções para evitar superlotações em UPAs
Dias utilizou o caso de um idoso de 88 anos que passou mais de duas semanas internados em uma UPA esperando transferência para um hospital
O vereador Leonardo Dias (PL) voltou a se pronunciar sobre um grave problema que tem sido constatado pelo edil há alguns meses, que é a demora na regulação de pacientes das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Maceió.
Dias utilizou o caso de um idoso de 88 anos que passou mais de duas semanas internados em uma UPA esperando transferência para um hospital.
"Durante o recesso, estive na UPA e conheci um senhor de 88 anos que estava com um dreno na bexiga. Após um tempo, este dreno saiu e ele ficou urinando pela barriga por cerca de 15 dias. Tentei transferi-lo e eu recebo a ligação da família informando que o buraco por onde ele urinava se fechou e ele não estava mais conseguindo urinar. Essa é uma rotina que nossos cidadãos passam todos os dias nas UPAs, sejam elas municipais ou estaduais. Para conseguir a vaga para este paciente, eu tive que dizer que iria acionar uma promotora", explicou.
Após a transferência do paciente, Dias o visitou e constatou que leitos do Hospital Veredas mantidos com recursos públicos estão vazios ao mesmo tempo em que cidadãos sofrem com a demora de suas transferências, o que provoca superlotação nas UPAs.
"No sábado passado eu visitei esse paciente para saber como ele estava. E na enfermaria do hospital tinham cinco leitos e quatro estavam desocupados. Depois eu fui na enfermaria do lado e três leitos estavam desocupados. Ou seja, as UPAs estão cheias e os leitos estão vazios. Lá soube também que isso ocorre com frequência", destacou.
"Eu visito as UPAs a cada 15 dias e vejo que muitas pessoas estão sendo internadas lá por que não são transferidas para os hospitais. Pacientes estão morrendo, não são transferidas e os leitos em hospitais estão vazios. Já conversei sobre esses problemas com os secretários Luiz Romero e Gustavo Pontes e pedi empenho para que isso se resolva definitivamente", prosseguiu.
Ainda durante seu discurso, Leonardo Dias revelou ter recebido de profissionais da Saúde um alerta de que o serviço pode colapsar devido a superlotação de pacientes.
"Recebi um apelo de profissionais afirmando que a Saúde deve colapsar devido a quantidade de pessoas internadas em UPAs. Mais uma vez eu faço o apelo para que o problema das regulações seja sanado. Pessoas estão morrendo e estão apodrecendo nas UPAs sem tratamento adequado", concluiu Dias.
Últimas notícias
Moraes comunica Câmara sobre perda do mandato de Ramagem
STF tem dois votos para manter execução de penas da trama golpista
Motta indica que crise com o PT também inviabiliza relação com Gleisi
Homem é preso após se passar por mãe morta para receber aposentadoria
Flávio Bolsonaro assume conversa com Paulinho da Força por anistia
Rio Largo abre programação de Natal com cortejos, espetáculos e iluminação especial nesta quinta (27)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
