Rodrigo Cunha defende PEC que acaba com decisões monocráticas no STF
Rodrigo fez duras críticas a este tipo de decisão recorrente no Supremo

O senador Rodrigo Cunha (Podemos) reiterou nesta quarta-feira (7), em discurso no Senado Federal, a necessidade de o Congresso Nacional discutir a pauta que busca equilibrar e limitar a adoção de decisões monocráticas pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (PEC). Rodrigo, ocupando a presidência da sessão no Senado, fez duras críticas a este tipo de decisão recorrente no Supremo.
Em novembro de 2023, por 52 votos a 18, o Plenário do Senado Federal aprovou, em dois turnos, a PEC 8/2021, que limita decisões monocráticas de ministros do Supremo Tribunal Federal. Estas decisões são aquelas adotadas por um único ministro, sem passar por discussão no pleno da Corte Suprema.
A afirmação de Cunha foi feita após ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, ter suspendido o pagamento da multa de R$ 10,3 bilhões do grupo J&F, fechada no acordo de leniência com o Ministério Público Federal (MPF) em virtude dos crimes revelados pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal.
“Sozinho, em decisão monocrática, um ministro do STF suspendeu a multa bilionária, R$ 10,3 bilhões para ser mais exato, do acordo de leniência da J&F, colocando em risco a busca por justiça que puna crimes confessos de corrupção. Registro aqui a necessidade urgente da Câmara se debruçar sobre esta PEC e aprová-la o mais rápido possível”, disse Cunha.
De acordo com a Proposta apoiada por Cunha, fica vedada a concessão de decisões monocráticas que suspendam a eficácia de leis ou atos normativos com efeito geral ou que anulem atos dos presidentes da República, do Senado, da Câmara dos Deputados ou do Congresso Nacional.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
