Rodrigo Cunha defende PEC que acaba com decisões monocráticas no STF
Rodrigo fez duras críticas a este tipo de decisão recorrente no Supremo
O senador Rodrigo Cunha (Podemos) reiterou nesta quarta-feira (7), em discurso no Senado Federal, a necessidade de o Congresso Nacional discutir a pauta que busca equilibrar e limitar a adoção de decisões monocráticas pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (PEC). Rodrigo, ocupando a presidência da sessão no Senado, fez duras críticas a este tipo de decisão recorrente no Supremo.
Em novembro de 2023, por 52 votos a 18, o Plenário do Senado Federal aprovou, em dois turnos, a PEC 8/2021, que limita decisões monocráticas de ministros do Supremo Tribunal Federal. Estas decisões são aquelas adotadas por um único ministro, sem passar por discussão no pleno da Corte Suprema.
A afirmação de Cunha foi feita após ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, ter suspendido o pagamento da multa de R$ 10,3 bilhões do grupo J&F, fechada no acordo de leniência com o Ministério Público Federal (MPF) em virtude dos crimes revelados pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal.
“Sozinho, em decisão monocrática, um ministro do STF suspendeu a multa bilionária, R$ 10,3 bilhões para ser mais exato, do acordo de leniência da J&F, colocando em risco a busca por justiça que puna crimes confessos de corrupção. Registro aqui a necessidade urgente da Câmara se debruçar sobre esta PEC e aprová-la o mais rápido possível”, disse Cunha.
De acordo com a Proposta apoiada por Cunha, fica vedada a concessão de decisões monocráticas que suspendam a eficácia de leis ou atos normativos com efeito geral ou que anulem atos dos presidentes da República, do Senado, da Câmara dos Deputados ou do Congresso Nacional.
Últimas notícias
Alexandre de Moraes determina inclusão de cotas para PCD no concurso da PMAL
CNJ exclui aposentadoria compulsória como punição máxima a juízes
Grupo que planejava ataque a Brasília é alvo de operação em cinco estados
Flávio Dino autoriza nova investigação contra Lulinha, filho de Lula
Médica atropelada na Av. Fernandes Lima sai do coma após sete dias
Fisiculturista atropelado em Arapiraca passa por cirurgia de oito horas
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
