Rodrigo Cunha defende PEC que acaba com decisões monocráticas no STF
Rodrigo fez duras críticas a este tipo de decisão recorrente no Supremo
O senador Rodrigo Cunha (Podemos) reiterou nesta quarta-feira (7), em discurso no Senado Federal, a necessidade de o Congresso Nacional discutir a pauta que busca equilibrar e limitar a adoção de decisões monocráticas pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (PEC). Rodrigo, ocupando a presidência da sessão no Senado, fez duras críticas a este tipo de decisão recorrente no Supremo.
Em novembro de 2023, por 52 votos a 18, o Plenário do Senado Federal aprovou, em dois turnos, a PEC 8/2021, que limita decisões monocráticas de ministros do Supremo Tribunal Federal. Estas decisões são aquelas adotadas por um único ministro, sem passar por discussão no pleno da Corte Suprema.
A afirmação de Cunha foi feita após ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, ter suspendido o pagamento da multa de R$ 10,3 bilhões do grupo J&F, fechada no acordo de leniência com o Ministério Público Federal (MPF) em virtude dos crimes revelados pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal.
“Sozinho, em decisão monocrática, um ministro do STF suspendeu a multa bilionária, R$ 10,3 bilhões para ser mais exato, do acordo de leniência da J&F, colocando em risco a busca por justiça que puna crimes confessos de corrupção. Registro aqui a necessidade urgente da Câmara se debruçar sobre esta PEC e aprová-la o mais rápido possível”, disse Cunha.
De acordo com a Proposta apoiada por Cunha, fica vedada a concessão de decisões monocráticas que suspendam a eficácia de leis ou atos normativos com efeito geral ou que anulem atos dos presidentes da República, do Senado, da Câmara dos Deputados ou do Congresso Nacional.
Últimas notícias
EUA retiram sanções a Moraes e dizem que medidas eram “inconsistentes”
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
