Leonardo Dias entrega relatório de comissão dos bairros em afundamento de solo
A CEPBAS foi além dos problemas causados aos moradores da região e se debruçou sobre os impactos

Cumprindo agenda de trabalhos em Brasília, o vereador Leonardo Dias (PL) se reuniu com o senador Rodrigo Cunha (Podemos) para entregar-lhe o relatório final da Comissão Especial Parlamentar dos Bairros em Afundamento de Solo (CEPBAS).
Leonardo foi o presidente da comissão instalada na Câmara Municipal de Maceió (CMM) para aprofundar-se em efeitos causados pela exploração da mineradora Braskem nos bairros de Bebedouro, Pinheiro, Mutange, Bom Parto e parte do Farol.
A CEPBAS foi além dos problemas causados aos moradores da região e se debruçou sobre os impactos causados ao meio ambiente, à economia de Maceió e aos moradores do entorno do mapa de evacuação.
A reunião entre Dias e Cunha ocorreu nesta terça-feira (27), no gabinete do senador em Brasília. Leonardo se colocou à disposição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada no Senado na semana passada. O vereador afirmou que a recepção do senador foi positiva.
O vereador relatou ainda que Cunha se debruçará sobre o relatório final da CEPBAS, que contém cerca de 500 páginas e foi montado após seis meses de trabalho de Leonardo a frente da comissão. Durante o curso da comissão, Dias conversou com moradores e representantes do Serviço Geológico Brasileiro, Defesa Civil Municipal, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), entre outras entidades.
O relatório contém um amplo detalhamento sobre os impactos pelo ilhamento social dos moradores da região e, um ano antes do colapso da mina 18, Dias indicou a importância de realocar os moradores das regiões dos flexais e adjacências.
Desde o início de seu mandato, o vereador tem se empenhado em trabalhar com o objetivo de minimizar os danos causados pela Braskem aos moradores afetados realocados e os que permaneceram no entorno.
Em julho de 2021, Leonardo Dias esteve em Brasília para articular o apoio da CPRM em ajudar a CEPBAS no enfrentamento de problemas enfrentados pelos moradores da região. Em outubro do mesmo ano, o vereador promoveu uma audiência pública com o objetivo de discutir a situação das regiões atingidas pela mineração na capital alagoana.
Durante o mandato, Dias aprovou a revisão de benefícios fiscais concedidas pela Lei 6.900/2019, garantindo a extensão de insenções aos moradores das regiões do entorno do mapa de realocação elaborado pelas autoridades públicas, em especial os moradores dos bairros do Bom Parto e Chã de Bebedouro. A CMM também aprovou a iniciativa de Leonardo que isenta o pagamento de IPTU para moradores das regiões afetadas que adquiriram imóveis em outros bairros da cidade até o ano de 2028.
Outra iniciativa de Leonardo Dias aprovada pela Câmara de Maceió foi a proibição de emissões de licenças para exploração comercial de imóveis localizados na área atingida pelo afundamento de solo.
Últimas notícias

Prefeito Luciano Barbosa posta nota de pesar pela morte de Helena dos Santos, matriarca do Grupo Coringa

Unidade Trapiche do Hemoal Maceió funciona em horário reduzido neste sábado (15)

Previsão do tempo para este fim de semana em AL é de nebulosidade e possibilidade de chuva

Juizados da Mulher da Capital e de Arapiraca analisam 256 processos de violência doméstica

Motociclista fica gravemente ferido após colidir contra poste na Mangabeiras

Unidade do Hemocentro de Arapiraca tem nova gerente
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
