Venda industrial cresce 12,8% em Alagoas, apontam Indicadores de Desempenho
Pesquisa da Fiea e IEL também revela alta de 0,53% no emprego industrial entre outubro e novembro de 2023

Em Alagoas, no último mês de novembro, a venda industrial cresceu 12,83% em relação ao mês anterior, em um movimento liderado pelos setores da Construção Civil e Sucroenergético. Na comparação com novembro de 2022, esta variável teve queda (-20,65%). No mesmo período, o emprego industrial registrou alta de 0,53% frente a outubro de 2023.
Na comparação com novembro de 2022, o saldo positivo foi de 6%. Esses dados refletem “as contratações de mão de obra para a safra açucareira, visto que quando excluído o segmento Sucroenergético, a variável avança (0,83%) frente a outubro”, destaca a pesquisa “Indicadores de Desempenho”, da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
Os dados foram divulgados nesse mês de fevereiro. O indicador Nível dos Custos das Operações Industriais (COI) da pesquisa é maior do que no mês anterior, sendo a maior influência positiva do setor Sucroenergético, com alta de 61,29% frente ao resultado de outubro.
No entanto, em novembro de 2023, a massa salarial da indústria caiu (-2,54%) em relação a outubro. Na comparação com novembro de 2022, a queda da massa salarial é de (-17,75%). “A inflação contribui para a redução do rendimento médio real dos trabalhadores. A redução da taxa de juros ainda não se repercutiu no baixo crescimento da massa salarial”, ponderam os pesquisadores.
As horas trabalhadas na produção registram alta de (5,43%) em novembro em relação a outubro. Na comparação com novembro de 2022, ocorreu retração de (-3,52%), motivada pelo crescimento de setores que haviam sido afetados pela pandemia de Covid-19. “A partir de julho, passou a ser observada uma retomada do nível do emprego formal, com taxas positivas, e até crescentes, de crescimento do emprego na maioria dos setores, mas ainda abaixo do esperado”, diz o estudo da Fiea/IEL.
A taxa de Utilização da Capacidade Instalada em novembro caiu 4% em relação ao mês anterior, porém, se mantém estável levando em consideração que, por dois meses seguidos, a UCI registra leve alta na comparação com o mês anterior em razão da safra açucareira. “Em 2023, as indústrias operaram, em média, com 70% de utilização da capacidade instalada (UCI), o que perfaz uma alta de 2% relativamente a 2022”, conclui a pesquisa.
Últimas notícias
FPI do São Francisco visita possível sítio paleontológico em comunidade quilombola de Aguazinha, em Carneiros

Invasão compromete sistema de dessalinização no município de Olho d’Água das Flores

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5

Filhote de baleia com marcas de mordida de tubarão é encontrado morto em Piaçabuçu

'Devemos sempre aliviar o bolso do trabalhador, principalmente aqueles que mais precisam', diz Daniel Barbosa
![[Vídeo] Prefeita Ceci cobra leis mais duras após novo caso de agressão contra mulher](https://img.7segundos.com.br/Z569dQY6DHI7_aBsoSkGPHh8tdw=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-07-09-at-165344.jpeg)
[Vídeo] Prefeita Ceci cobra leis mais duras após novo caso de agressão contra mulher
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
