Mesa Redonda no Itec discute Minimização de Riscos em Segurança da Informação
Bate-papo teve transmissão ao vivo pelo Instagram e teve o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre a importância da segurança da informação
O Comitê da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) promoveu, na manhã desta sexta-feira (22), uma mesa redonda na sede do instituto reunindo todos os colaboradores para discutir o tema "Estratégias de Minimização de Riscos em Segurança da Informação”, com transmissão ao vivo pelo Instagram @itecalagoas.
A mesa foi formada por especialistas do Datacenter Estadual, que fazem parte da Diretoria de Serviços de Tecnologia da Informação e Telecomunicação (DTIT) do Itec. O objetivo foi elevar a conscientização sobre a importância da segurança da informação, apresentando práticas e estratégias eficazes para reduzir vulnerabilidades, além de equipar os participantes com conhecimentos e ferramentas para fortalecer a proteção de dados no ambiente de trabalho.
O evento teve como moderador o diretor de Serviços de Tecnologia da Informação e Telecomunicação, Juliano Araújo Farias, e nas discussões o gerente de Incidentes, Problemas e Configurações de Serviços, José Baptista do Santos Neto e os analistas de Infraestrutura, Eric Farias Rizzo, Marlos Henrique Wanderley e Emerson Martins da Silva.
Entre as discussões foram colocadas em debate as ameaças atuais em segurança da informação, onde foram exploradas as ameaças mais relevantes, como ataques cibernéticos, engenharia social, malware, entre outros. Os especialistas fizeram uma análise das tendências emergentes em segurança da informação e os desafios enfrentados pelo Itec na proteção de dados sensíveis e confidenciais.
Outro tema em discussão foi com relação às melhores práticas e estratégias para minimizar riscos em segurança da informação, incluindo controle de acesso, backups seguros, entre outros. Assim como foram explicadas formas de explorar as regulamentações e leis relacionadas à proteção de dados e como o Itec pode garantir a conformidade com essas normas.
O evento serviu também para que os ouvintes entendam o papel do Datacenter Estadual na proteção e armazenamento seguro de dados sensíveis, bem como suas diretrizes para garantir a segurança da informação.
“Tivemos uma participação interessante dos colaboradores do Itec, o que apontou que fomos bem assertivos com essas discussões, que favorecem não só o Itec mas todas as instituições públicas. Esse foi nosso primeiro bate-papo com todos os colaboradores e nosso objetivo é estar em conformidade com a LGPD, melhorar de forma contínua as práticas de segurança no Itec, conscientizar nossos colaboradores sobre as ameaças existentes e se preparar para lidar com elas de forma proativa”, explicou o mediador Juliano Farias.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
