Mundo

Homens armados matam ao menos 40 pessoas em casa de shows perto de Moscou; após explosões, local pegou fogo

Ao menos cinco homens armados vestidos com roupas camufladas abriram fogo em uma casa de shows perto de Moscou. Esse é o pior atentado na Rússia em 20 anos.

Por G1 22/03/2024 16h04
Homens armados matam ao menos 40 pessoas em casa de shows perto de Moscou; após explosões, local pegou fogo
Ataque armado em Moscou - Foto: Maxim Shemetov/Reuters

Ao menos cinco homens armados vestidos com roupas camufladas abriram fogo na casa de shows Crocus City Hall, em Krasnogorsk, perto de Moscou, na Rússia, nesta sexta-feira (22). Até a última atualização desta reportagem, segundo a agência de notícias oficial Tass, os números eram:

40 mortos.
Mais de 100 feridos.


Foram ouvidas duas explosões no local, e o local pegou fogo. Um helicóptero foi usado para tentar extinguir as chamas.

O Ministério Público abriu uma investigação e afirmou que se trata de um atentado terrorista.

Uma banda chamada Piknik estava se preparando para tocar quando aconteceu o atentado. Os atiradores começaram o ataque no lobby da casa e, depois, invadiram o salão, de acordo com a agência oficial de notícias Tass.

Um vídeo mostra homens atirando, além de gritos e pessoas assustadas (veja acima). A casa de shows tem capacidade para 6.000 pessoas.

As agências de notícias russas também informaram que 50 equipes de ambulâncias foram enviadas ao local.

Uma pessoa que estava no local afirmou que os homens entraram atirando e, em um momento, jogaram um coquetel molotov no local. Quando a testemunha tentou fugir, descobriu que uma das saídas estava trancada. Ela atravessou o salão para tentar fugir de outro ponto de saída, mas também não conseguiu, e então se refugiou no subsolo da casa de shows até que agentes dos serviços de emergência chegaram.

A prefeitura cancelou todos os eventos com público neste fim de semana e reforçou a segurança nos aeroportos.

Até a última atualização desta reportagem, nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque. Esse é o pior atentado na Rússia em 20 anos, de acordo com a agência de notícias Associated Press.

A embaixada dos EUA na Rússia avisou no início deste mês que “extremistas” tinham planos iminentes para um ataque na região.

A Rússia começou a guerra na Ucrânia faz pouco mais de dois anos. Nesta semana, o presidente Vladimir Putin foi reeleito com 87% dos votos em uma votação que não teve candidatos que eram realmente de oposição.