Política

Maceió recebe CPI da Braskem nos próximos dias

Vinda da equipe até o local do desastre tem objetivo de examinar região afetada

Por 7Segundos, com Agência 03/04/2024 10h10 - Atualizado em 03/04/2024 10h10
Maceió recebe CPI da Braskem nos próximos dias
CPI da Braskem ouve o ex-secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME Alexandre Oliveira - Foto: Agência Senado

O relator da CPI da Braskem, senador Rogério Carvalho (PT-SE), confirmou o envio de integrantes da comissão para o município alagoano, a fim de dar início as investigações sobre o afundamento do solo na região. A data prevista para a visita é no dia 17 de abril, que ainda deverá ser confirmada pelo presidente da CPI, o senador Omar Aziz (PSD-AM).

A intenção da vinda da equipe até o local do desastre é examinar a região afetada, e obter os relatos pessoais de cidadãos que foram atingidos pelo afundamento do solo. Além dos moradores das residências, também deverão ser ouvidos comerciantes locais que tiveram seus negócios destruídos em decorrência do desastre.

Estão previstos, ainda, encontros com autoridades locais, órgãos de controle e representantes da mineradora na região.

Já na próxima semana deverão ocorrer audiências junto a representantes da comunidade atingida, o ex-procurador-geral de Justiça de Alagoas, e, ainda, o diretor da Braskem. As reuniões estão agendadas para as próximas terça-feira (9) e quarta-feira (10).

Outro ponto importante que será realizado pela Comissão Parlamentar de Inquérito é uma acareação — que consiste no confronto entre partes envolvidas no processo, entre o diretor-presidente da Braskem, Roberto Bischoff, e o ex-diretor do Serviço Geológico do Brasil, Thales Sampaio.

A data para a acareação acontecer ainda será escolhida nos próximos dias.

Relembre o caso


Em 2018, foram registrados os primeiros tremores em Maceió. Bairros como Mutange, Pinheiro, Bebedouro, Farol e Bom Parto precisaram ser evacuados após recomendação dos órgãos de controle.

De lá para cá a área que abrange as zonas afetadas pelo afundamento do solo, devido a extração de sal-gema em área urbana, na cidade de Maceió, só aumentou, obrigando moradores dos bairros atingidos a abandonar suas casas e comércio.

A CPI da Braskem foi instalada em 13 de dezembro de 2023, e tem data prevista para o seu encerramento em 22 de maio de 2024.