Saúde

Tecnologia avançada fará parte de exames de ressonância magnética em Maceió

Pacientes contarão com o uso de óculos de realidade virtual que trarão mais conforto e bem estar durante o procedimento

Por 7Segundos, com Ascom 05/04/2024 11h11 - Atualizado em 05/04/2024 12h12
Tecnologia avançada fará parte de exames de ressonância magnética em Maceió
Paciente utilizando o óculos - Foto: Assessoria

Óculos de realidade virtual agora fazem parte das etapas do exame de ressonância magnética na Santa Casa de Maceió. Em março, a equipe assistencial do Centro de Diagnósticos foi treinada para conhecer as funcionalidades do equipamento ajustado para melhorar a experiência do paciente. Os atendimentos já foram iniciados.

Jaqueline Maria da Silva, pós-doc em Química e Biotecnologia e CEO da startup RV Saúde, esteve no Centro de Diagnósticos e destacou as qualidades do dispositivo. “A realidade virtual vai melhorar a experiência e satisfação do paciente. Isso acontece de forma educativa, já que as ações cognitivas, como visão e audição, são estimuladas enquanto ele está na máquina. Assim, o paciente vai se sentir seguro e confortável durante o exame”, afirmou.

Antes de ser implantada, a tecnologia passou pelo crivo da equipe de psicologia hospitalar. “Assim que o projeto foi apresentado à Santa Casa, o diretor de Infraestrutura e Negócios, Carlos André de Mendonça Melo, solicitou a avaliação. Passei pela experiência, observei pacientes utilizando e esclareci questões relacionadas ao uso. Para corroborar minhas impressões, outras duas psicólogas da equipe também passaram pelo processo. Em seguida, conversamos, coordenador médico, administradora e supervisora de enfermagem da ressonância, com a responsável pela empresa para avaliar os benefícios,” explicou Thaysa Alencar, coordenadora do Serviço de Psicologia.


PROCESSO – Os óculos de realidade virtual são colocados ainda na sala de espera, pouco antes de o paciente entrar na sala de exame. “Nesse mergulho na realidade virtual, o paciente tem a capacidade de entrar em um momento de relaxamento, bem como conhecer a sala de exame e ter uma ideia de como acontecerá o exame diminuindo a tensão e medo e promovendo maior conforto, segurança e tranquilidade devido a imersão na realidade virtual. Para a utilização dos óculos, nossa prioridade são pacientes que nunca fizeram exame de ressonância e/ou se mostram ansiosos e amedrontados com o exame, bem como pacientes claustrofóbicos”, explicou a enfermeira Bruna Nagle.

Realidade virtual permite que o paciente entre em um momento de relaxamento

A tecnologia não é indicada para pessoas que se apresentem em situações de agitação, rebaixamento de nível de consciência ou algum fatores que impossibilitem a permanência do paciente com o óculos.