Saúde realiza ação preventiva de combate a roedores na orla marítima de Maceió
Iniciativa segue durante duas semanas
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, na última quinta-feira (11), uma ação de manejo e controle de roedores na orla marítima de Maceió, entre o Jaraguá e o bairro Cruz das Almas. A iniciativa contou com inspeção em focos de possíveis criadouros de ratos, aplicação de raticida e orientações educativas para comerciantes e a população local.
A ação decorre das denúncias recebidas pela Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, da aparição de roedores na orla marítima da capital. Prontamente o órgão executou a força tarefa de inspeção em parceria com a Diretoria de Vigilância em Saúde.
Durante a mobilização, as equipes realizaram orientações com comerciantes e funcionários de estabelecimentos, a fim de evitar acúmulo e descarte de comidas, e com isso, extinguir a presença de roedores. Através de ações educativas, a SMS tem o intuito de diminuir o risco à saúde por contaminação da leptospirose, doença causada pela urina do rato. Além disso, raticidas foram depositados nos focos onde há aparições desses animais.
Já a equipe da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), que também participou da ação, orientou os ambulantes e estabelecimentos sobre boas práticas de manipulação de alimentos. Já os profissionais da Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) realizaram atividades de educação ambiental, com o intuito de promover a segurança da saúde da população e um ambiente mais limpo e livre de possíveis roedores que podem causar leptospirose.
A gerente das Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, Carmem Samico, comentou sobre a iniciativa. “O objetivo do trabalho é mobilizar comerciantes e frequentadores da orla marítima, da praia da Avenida até Cruz das Almas, na prevenção e no controle de roedores. Enfatizando os cuidados para prevenir a proliferação e a transmissão de doenças de transmissão hídrica, como a leptospirose. Neste período de chuvas frequentes, a bactéria causadora da doença, no meio urbano é disseminada mais facilmente, quando o ambiente apresenta condições favoráveis à ocorrência de rato”, explicou.
Últimas notícias
Mulher é condenada a 17 anos por tentar matar enteado ao jogá-lo do quarto andar
Homem tenta evitar abordagem da PM, mas é flagrado e preso com arma e drogas em Anadia
Ivete Sangalo surge em hospital com machucados no rosto e relata susto: 'Desmaiei'
Hospital de Emergência do Agreste prepara novo edital do Programa Preparando a Volta para Casa
Polícia Civil intensifica buscas por jovem de 23 anos desaparecido em Pilar
Avanço ‘rápido’ de Flávio nas pesquisas contra Lula acende alerta no PT
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
