Instituto de Identificação de Alagoas realiza ação para pessoas com espectro autista e PCDs
Ação ocorreu no município Barra de São Miguel
O Instituto de Identificação da Polícia Científica de Alagoas realizou nesta sexta-feira (12) uma ação especial para emissão da carteira de identidade nacional no Centro do município Barra de São Miguel. A equipe atendeu pessoas com espectro autista e pessoas com deficiências, assistidas pelo Projeto TEAcolher.
Erik Silveira, superintendente do Instituto de Identificação, ressaltou que a ação foi mais uma das atividades desenvolvidas em alusão ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo. No início do mês, o Instituto inaugurou uma sala de atendimento exclusiva e inclusiva para autista na Central Já do Maceió Shopping.
A ação organizada pelo projeto TEAcolher contou ainda com a parceria das Secretarias de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) e Primeira Infância (Secria). Além da identidade, a ação contou com a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e o Cartão PCD (Pessoa com Deficiência), documentos fundamentais para garantir o atendimento prioritário em serviços públicos ou privados.
Larissa Suruagy, assessora especial da Secdef falou da importância e necessidade de ações como essa para todos integrantes de famílias atípicas. Ela explicou que muitas pessoas estavam com o documento vencido há um determinado tempo e não conseguiam regularizar por não terem condições de sair do município.
“A vida das mães e dos pais atípicos não é fácil, existem muitas barreiras. Elas dependem de uma rede de apoio para que elas consigam se deslocar do município para a capital e conseguir fazer um documento. Essa ação tem fundamental importância pois é no próprio município e oferece um local acessível para que elas consigam exercer a sua cidadania”, afirmou Larissa Suruagy.
Outra atividade desenvolvida nessa ação foi o Censo PCD que busca levantar o maior número possível de informações e dados relativos às pessoas com deficiência em Alagoas. Essas informações serão utilizadas para que o Governo de Alagoas, por meio do seu secretariado, desenvolva e entregue políticas públicas de qualidade para esse público.
Últimas notícias
PGR e ministros do STF defendem afastamento de Toffoli do caso Master
TSE nega pedidos e mantém homenagem a Lula no Carnaval
Buraco se abre no meio da rua, engole avenidas e cria cena de terror na China
MPF recomenda medidas para proteger APA de Piaçabuçu durante Carnaval
Policiais militares salvam bebê engasgado durante patrulhamento no Benedito Bentes
Polícia Civil avança nas investigações sobre acidente com ônibus de romeiros com extração de dados do GPS
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
