Mundo

Presidente de Israel diz à CNN que não quer conflito, mas reitera que Irã fez “declaração de guerra”

"Estamos encarando o império do mal, que quer erradicar os valores do mundo livre", afirmou Isaac Herzog

Por CNN Brasil 14/04/2024 15h03
Presidente de Israel diz à CNN que não quer conflito, mas reitera que Irã fez “declaração de guerra”
Presidente de Israel diz à CNN que não quer conflito, mas reitera que Irã fez “declaração de guerra” - Foto: Avi Ohayon, GPO

Em entrevista exclusiva à CNN na tarde deste domingo (14), o presidente de Israel, Isaac Herzog, garantiu que o país não quer guerra com o Irã, mas reiterou a afirmação de que os ataques iranianos ocorridos neste fim de semana configuram uma “declaração de guerra”.

“Quero dizer que não estamos buscando a guerra. Sempre estamos buscando a paz e queremos alcançar a paz na região. É para isso que lutamos ao longo dos anos”, disse Herzog.

Porém, segundo o presidente, Israel foi alvo de “um ataque muito agressivo e brutal”. “Foram mais de 350 armamentos, incluindo mísseis e drones. Foi uma declaração de guerra.”

Durante a entrevista, Herzog usou, por mais de uma vez, o termo “império do mal” para se referir aos iranianos e aos extremistas do Hamas, contra quem Israel trava uma guerra na Faixa de Gaza.

“Estamos encarando o império do mal, que quer erradicar os valores do mundo livre”, sentenciou. “É por isso que esses drones estão matando pessoas na Ucrânia e em outros lugares. É por isso que agora é hora de dizer: não deixaremos. E é por isso que encontraram resposta forte ontem a noite.”

Apesar de dizer que o Irã apresentou uma “declaração de guerra”, Herzog evitou dar detalhes sobre uma eventual resposta de Israel. Ele ressaltou que o Gabinete de Guerra do país está reunido neste momento justamente para traçar estratégias e definir os próximos passos.

“Como eu disse, nós não buscamos a guerra. O que nós devemos entender é que o equilíbrio da situação precisa ser avaliado. Estamos em diálogo constante com nossos aliados e estamos pensando de cabeça fria, em como agir.”

“Estamos operando de forma muito focada e muito responsável. Creio que a decisão será tomada de acordo para proteger o povo de Israel”, acrescentou.

Questionado sobre as recentes tensões entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o presidente Isaac Herzog disse que é possível que haja discordâncias entre as partes, mas sem que a aliança seja abalada.

“Dizem que a prova está no resultado final. É um desafio histórico imenso que vivemos agora. Ontem foi dito que temos uma aliança inabalável com os Estados Unidos –os Estados Unidos responderam assim. Essa aliança serve aos interesses nacionais de ambos os países e também ao mundo livre. É um exemplo real de que podemos discordar em várias coisas. Isso é legítimo. Temos nossos objetivos, mas, ao final do dia, temos que ter um diálogo aberto e franco entre governos”, comentou.

Tags: