Na ONU, Irã defende direito de defesa e diz que ação foi proporcional
Durante reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, o embaixador do Irã, Saeid Iravani, defendeu a ação do país contra Israel

O embaixador do Irã no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), Saeid Iravani, se manifestou durante a reunião do colegiado neste domingo (14/4) e defendeu que o ataque direcionado a Israel foi “necessário e proporcional”.
O representante também argumentou que a operação foi uma resposta ao bombardeio contra a embaixada do país na Síria, no último dia 1º de abril, e que o Irã apenas “exerceu seu direito de autodefesa”.
“A operação do Irã exerceu seu direito de autodefesa, como colocado no artigo 51 da Carta da ONU, e reconhecido pelo direito internacional. A ação foi necessária e proporcional. Ela foi precisa, teve como alvo apenas objetivos militares, e foi feita de forma cuidadosa para evitar uma escalada [do conflito] e prevenir vítimas civis”, disse Iravani.
O Conselho de Segurança da ONU convocou uma reunião de emergência, a pedido de Israel, após a ofensiva iraniana, que lançou dezenas de drones contra Tel Aviv nesse sábado (13/4).
Durante a reunião, Iravani cobrou uma posição do colegiado em relação ao ataque à representação diplomática do país na Síria. Além disso, afirmou que os Estados Unidos têm protegido Israel de ser responsabilizado pelo que chamou de “massacre” na Faixa de Gaza.
“Por que proteger Israel enquanto eles atacam as nossas instalações diplomáticas e justificam esse genocídio contra os palestinos indefesos sob o pretexto da autodefesa?”, questionou o embaixador.
Últimas notícias

Após Justiça mandar vítima voltar ao apartamento de João Neto, advogadas batem boca na porta de prédio

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
